Chuvas no Sul: Sombrio trabalha na recuperação após estado de emergência
Conforme último levantamento, cidade registou 324 milímetros de chuva em três dias
A cidade de Sombrio declarou estado de emergência após as fortes chuvas que atingiram a região no final de semana, dias 11 e 12 de maio. Bairros como São José, Raizeira, Campo D’água, Santa Fé, Sanga Negra, entre outros, foram gravemente afetados.
Um abrigo emergencial foi montado no salão paroquial para acolher as pessoas que tiveram suas casas inundadas pelas águas. No total, mais de 25 pessoas passaram pelos abrigos e inúmeras outras se abrigaram na casa de parentes e amigos.
A Defesa Civil, a Prefeitura, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar agiram em conjuntos para ajudar a amenizar os impactos causados pelas chuvas, tanto em resgates quanto em manutenção e sinalização de vias.
Dezenas de estradas foram prejudicadas, além de três pontes que foram afetadas no município. O registro da Defesa Civil divulgado no domingo, dia 12, apontou 324 milímetros de chuva na cidade em três dias, até o momento um registro histórico. O rio da Laje não suportou o volume de chuvas e saiu da calha, gerando transtorno. A limpeza realizada pela prefeitura no rio da Laje foi de vital importância para evitar uma situação ainda mais desastrosa em nossa cidade.
O local de captação de água no bairro Guarita também foi afetado pelas chuvas, o que interrompeu o fornecimento de água. No entanto, a equipe da Prefeitura e da Sombrio Saneamento trabalhou para restaurar o fornecimento ainda na noite do dia 14.
“Estamos trabalhando incansavelmente para garantir a segurança e o bem-estar de todos os moradores de Sombrio. Agradeço a todos os envolvidos nos esforços de resgate e recuperação”, afirma a prefeita Gislaine Cunha.
O diretor da Defesa Civil municipal, Alessandro Mateus Tavares, frisa o empenho nos trabalhos de apoio e recuperação. “Nossa equipe está empenhada em auxiliar todos os afetados por essa situação. Continuaremos monitorando as condições climáticas e fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para minimizar os impactos dessas chuvas”, destaca.