Notícias de Criciúma e Região

Chuva em SC: Aulas suspensas e desalojados no extremo Sul; Em Criciúma ações são de prevenção

Sem ocorrências relacionadas ao excesso de chuva até o momento, em Criciúma, Defesa Civil trabalha em ações de prevenção

O crescente volume de chuva registrado na região de Sul de Santa Catarina, nesta quinta-feira, dia 02, já provoca os primeiros transtornos e medidas preventivas.  A Defesa Civil do Estado, prevê chuvas intensas em todas as regiões, principalmente nos municípios que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, até esta sexta-feira, dia 03. Alguns municípios do extremo Sul já emitiram comunicado dispensando as aulas na rede municipal. O alto índice de chuvas fez com que São João do Sul, Praia Grande e Santa Rosa do Sul anunciassem a medida preventiva.

Praia Grande está entre os mais afetados com 20 pessoas desalojadas. Os rios do município estão em capacidade máxima, com alerta para o Mampituba, que já saiu do leito 4,5 metros acima, invadindo o Balneário Bira. A comunidade de 1° de Maio está com com registro de casas alagadas e desalojados que foram encaminhados para o Serviço de Convivência da prefeitura. As equipes seguem trabalhando na desobstrução de córregos e bueiros no local. Também há alagamento e água na pista na comunidade da Pintada.

Acessos
Acessos liberados. Porém, tanto pela SC-290, no bairro Canoas, quanto por Mampituba, a água pode invadir a pista novamente, impedindo o tráfego.

Vídeo: Imagens aéreas de Praia Grande

Serviços públicos

Educação: Aulas da rede municipal canceladas nesta quinta, 2 e sexta-feira, 3.

Saúde: Estão fechadas as unidades de saúde da Cachoeira, da Mãe dos Homens e a Farmácia Central. Viagens para consultas e exames também estarão canceladas nos dois dias. A Secretaria de Saúde, Unidade de Saúde Central e serviços de Psicologia e Fisioterapia seguem funcionando normalmente.

Em Araranguá os serviços da balsa foram interrompidos.

Em Criciúma, segundo o coordenador da Defesa Civil, Marlon Machado, desde essa quarta-feira, dia 01, o órgão, em parceria com Secretaria de Obras, realiza ações para prevenção de possíveis ocorrências, como a limpeza de algumas vias e a desobstrução de bocas de lobo, para o melhor escoamento da água e a situação está sob controle.

A chuva volumosa e persistente provocou alagamentos pontuais em vias públicas de Balneário Rincão, afetando a mobilidade. A localidade mais atingida é a zona Sul. A ocorrência de um raio na Lagoa dos Esteves, por volta das 7h20, provocou danos em equipamentos elétricos como chuveiros, motor de portões, tomadas, em cinco casas. Em um potreiro um novilho de sete meses foi atingido por um raio e morreu. 

A Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota cancelou as aulas de todos os Centros de Educação Infantil e escolas da Rede Municipal da cidade na tarde desta quinta-feira e o dia todo na sexta-feira, dia 03.

O 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, até o momento, também não recebeu  relatos de incidentes ocasionados pelo mau tempo, informa o Cel. Henrique da Silveira.

O trânsito, por ora, na BR-101 Sul, na região de Araranguá e entre Paulo Lopes e Passo de Torres, segue com fluxo normal de veículos, sem nenhum ponto de alagamento.

Matéria em atualização.

 

Leia mais em:

Chuvas se intensificam em SC e aulas são suspensas no extremo Sul; veja a previsão do tempo

Você também pode gostar