Chuva derruba ponte e deixa famílias desalojadas no Sul
Com a força do rio, estrutura da ponte caiu no interior de Cocal do Sul; já em Forquilhinha, quatro famílias estão desalojadas
A Ponte que dá acesso à comunidade de Linha Espanhola, em Cocal do Sul, desmoronou na noite desta quarta-feira, dia 30, devido às fortes chuvas. Na manhã desta quinta-feira, dia 1º, as equipes da Secretaria de Obras e Defesa Civil, estiveram no local averiguando a situação, que não deixou nenhum ferido.
Uma nova ponte já estava sendo construída no local, através de uma parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina. A nova ponte será de concreto, com extensão de 15 metros de comprimento e 6 de largura. A ponte que caiu, foi construída há mais de 20 anos e era de madeira. Por esse motivo, desde o início do ano, a atual administração já havia começado a implantação do projeto da nova ponte.
“Desde o início do ano passado já vínhamos monitorando essa ponte, junto com a Defesa Civil, pois vinha apresentando problemas com a estrutura de madeira; pela preocupação que tivemos, entramos em contato com a Defesa Civil do estado e providenciamos a ponte de concreto que está sendo construída”, declara o secretário de Obras, Vanderlei Figueiredo.
Nenhuma comunidade ficou isolada, e segundo o secretário há dois acessos alternativos: através do bairro Angelo Guollo e Rio Comprudente. Além disso, um deslizamento foi registrado nas proximidades da SC-108, na comunidade de Rio Galo. Não havia casas por perto e a rodovia não foi afetada. Apenas um cano foi destruído, segundo a Defesa Civil de Cocal do Sul.
Confira o vídeo:
Quatro famílias desablojadas
A Coordenadoria da Defesa Civil de Forquilhinha realizou a remoção de quatro famílias na rua Brasil, por volta das 5h30 da manhã desta quinta-feira, dia 1º, no bairro Cidade Alta. Os moradores foram encaminhados a casas de familiares. Alguns móveis, eletrodomésticos e roupas também foram retirados e levados para o Centro Comunitário e casas de parentes.
Com a chuva intensa das últimas horas, o Rio Sangão subiu cerca de 1 metro, o que ocasionou o transbordamento em alguns pontos das margens. Também há registros de alagamento nas ruas Celso Roque Forgiarini, no bairro Nova York.
“A Defesa Civil vem trabalhando nas últimas 24 Horas em plantão devido às previsões climáticas para chuvas intensas. No município, são duas ruas com registros de alagamentos que impedem as pessoas de saírem de suas residências nos bairros Cidades Alta e Nova York. Na Rua Brasil, quatro famílias foram desalojadas e realocadas em casas de familiares. Continuamos monitorando nas próximas horas com a expectativa que a chuva cesse e as águas baixem para os moradores retornarem às suas residências”, informou o coordenador da Defesa Civil, Alex Sander Merêncio.