Notícias de Criciúma e Região

“Chuva de Sangue” atinge o Reino Unido

Fenómeno ocorre todos os anos e não é nocivo

Uma tempestade de areia vinda do deserto do Saara e chamada de “Chuva de Sangue” chegou ao Reino Unido nesta quarta-feira, dia 16. Já registrado na Espanha ontem, terça-feira dia 15, o fenômeno deixou os moradores curiosos e assustados ao verem o céu totalmente alaranjado. O acontecimento faz cair do céu uma mistura de camada de areia e gotas avermelhadas, que se prendem aos carros, ruas, casas, jardins e até roupas. 

As imagens logo viralizaram nas redes sociais. Clique para abrir as fotos:

Conforme a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (Aemet), o fenômeno também tem o nome de “nuvem de poeira Godzilla” e não é anormal, conseguindo viajar mais de 10 mil quilômetros. Nada é nocivo no acontecimento.

A Agência ainda explicou nas redes sociais que tempestades no deserto do Saara criam rajadas de vento na superfície do solo, que levantam partículas de areia e pó. As partículas menores ficam suspensas no ar, devido à diferença de temperatura entre o ar quente, no alto, e o solo que se esfria, enquanto as mais pesadas caem. Em seguida, o vento transporta as partículas até a Península Ibérica.

Você também pode gostar