Chuva de granizo é registrada em bairros de Içara na noite desta terça-feira

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

Alguns bairros do município de Içara registraram chuva de granizo no começo da noite desta terça-feira, 09. Os pontos da cidade com maior incidência do fenômeno foram nos bairros Aurora e Vila Nova.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Como se forma o granizo?

As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.

Foto bairro Aurora, por Jadna Gregorio

Frente fria

Bloqueio atmosférico mantém a frente fria no Sul do País. O ar polar vai atuar novamente no início da segunda quinzena de junho, mas desta vez com menos intensidade, sendo os próximos 15 dias menos frios do que foi a última semana de maio.

A expectativa é de mais uma semana chuvosa no Sul, especialmente do sul do Paraná ao Rio Grande do Sul. O acumulado será mais elevado do norte do Rio Grande do Sul ao oeste e sul de Santa Catarina e ao longo da fronteira com o Uruguai.

Estimam-se mais de 50 milímetros, e não será estranho valores próximos dos 100 milímetros em alguns municípios. Há risco de temporais com fortes, rajadas de vento, muitas trovoadas e eventual queda de granizo.

Foto comunidade de Vila Nova, em Içara

A semana começou com temperatura baixa em Santa Catarina. A mínima chegou a -2 °C em Urupema. Uma próxima onda de frio chegará ao Sul no próximo domingo, mas trazendo geadas somente ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A partir de agora com padrão de bloqueio atmosférico, as ondas de frio não chegam às áreas produtoras vulneráveis. A tendência é de que frio intenso, a ponto de termos geada no centro e sul do Brasil, só aconteça em julho e agosto.

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

chuva, granizo, Içara

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo
Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo