Cheirinho de bolo ‘invade’ quartos e alegra crianças internadas no Hospital Unimed Criciúma
O aroma irresistível dos bolos assados se espalhou pelos corredores, despertando a curiosidade e o sorriso dos pequenos pacientes
Sabe aquele momento em que alguém retira um bolo do forno e o cheiro doce e acolhedor lembra a casa da vovó? Ou quando você chega em uma padaria e é recebido pelo aroma irresistível de um pão quentinho? Esses cheiros têm o poder de ativar a memória olfativa, trazendo à tona lembranças afetivas de momentos especiais da vida.
Com o objetivo de proporcionar essas mesmas sensações, o Hospital Unimed Criciúma (HUC) organizou um café da tarde especial para as crianças internadas na Pediatria. Os profissionais do Serviço de Nutrição Dietética (SND) prepararam deliciosos bolos de laranja, assados na copa com a porta aberta. A intenção era que o aroma se espalhasse pelos corredores, despertando nos pequenos e seus acompanhantes o desejo de saborear aquela iguaria fresquinha.
Bastava entrar no terceiro andar do Hospital, onde está localizada a Pediatria, para sentir o cheiro por todo o ambiente. Até mesmo no elevador, o aroma já era percebido. Sempre que as colaboradoras abriam a porta dos quartos para realizar algum procedimento, o cheirinho de bolo se infiltrava, gerando curiosidade das crianças. Algumas não resistiram e deram uma espiadinha para ver o que estava acontecendo.
Logo depois, o café da tarde foi servido. Junto aos alimentos habituais, como café, leite, pães e frutas, havia o bolo, recém-saído do forno e ainda quentinho, espalhando seu aroma delicioso por todo o quarto.
“Aqui na Unimed Criciúma, nos preocupamos com os detalhes. Nosso objetivo com essa ação, que pode parecer simples, é proporcionar um momento de felicidade para as crianças e seus acompanhantes. O cheiro de bolo assando traz à mente boas lembranças, como as de casa. Assim, a passagem pelo nosso hospital se torna um pouco mais acolhedora”, afirma o presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.
A ação é realizada esporadicamente pelas colaboradoras do hospital. Em uma das edições, as crianças receberam cupcakes nos quartos, que foram assados e decorados na hora. A pequena Iolanda de Oliveira Generoso, de 4 anos, teve a oportunidade de decorar o próprio doce.
Além disso, para garantir que todos possam participar, também são preparados bolos sem glúten e sem lactose, permitindo que as crianças com restrições alimentares desfrutem dessa gostosa experiência. São momentos como esses que tornam o dia dos pequenos pacientes mais leve e especial, trazendo um pouco de alegria em meio ao tratamento.