Notícias de Criciúma e Região

Chegada do inverno: saúde chama população a se vacinar contra a gripe

No próximo final de semana, a campanha “Criciúma Vacina” será realizada nos parques do município

O inverno chega nesta terça-feira, 21, e vai até o dia 22 de setembro, mas uma onda de frio já atinge o Estado de Santa Catarina há algumas semanas. O frio, somado à baixa umidade do ar e à maior concentração de poluentes, se torna o principal desencadeador de doenças, como gripes e resfriados, asmas, bronquites, amidalites, pneumonias, rinites alérgicas e dores de ouvido.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

E nesse período a corrida às farmácias em busca de antigripais, anti-inflamatórios, vitaminas, como também, xaropes, que são usados para o tratamento da tosse está sendo expressiva. “Tivemos um aumento de 50% na compra de medicamentos voltados aos sintomas de gripe”, revela o atendente de uma farmácia da área central de Criciúma, Celso Hosti Do Vale. “Alguns antibióticos chegaram a faltar, mas como temos estoque estamos conseguindo atender a demanda”, destaca.

Conforme o atendente Celso Hosti Do Vale, houve um aumento de 50% na compra de medicamentos

Uma gripe que persistiu por um mês, se transformou em pneumonia e deixou aposentada Maria Joana Sartor Rosso, 78 anos, internada por 15 dias no Hospital São José. “Tratou em casa, deu uma melhorada, ficou uma semana boa, depois apareceu uma tosse e os sintomas gripais voltaram. Tivemos que levar para o hospital”, conta a filha, Mirela.

Agora, recuperada da doença, ela foi com a filha, até a Unidade Básica de Saúde Centro, fazer a vacina contra a gripe Influenza e aproveitou para tomar a quarta dose contra a Covid-19.  “Todos os anos tomo a vacina contra a gripe, dessa vez atrasei para me imunizar e gripei. Mas já estou quase 100%”, fala entre sorrisos.

Dona Maria Joana e a filha Mirela aguardavam para ser atendidas

Baixa cobertura vacinal pode ter contribuído para aumento de casos

O município de Criciúma sempre foi referência na imunização da população, tanto crianças quanto adultos, seja nas vacinas de rotina ou nas campanhas nacionais, sempre superou os 90% do público-alvo. Mas, segundo a Vigilância Epidemiológica de Criciúma nos últimos meses, não tem sido assim. Os índices caíram e a procura por vacinas está abaixo do esperado.

“Acreditamos que a pandemia influenciou bastante nesses indicadores e hoje, estamos com uma média global de todas as vacinas de 47%”, destaca o gerente da Vigilância em Saúde, Samuel Bucco.

Campanha da Influenza foi ampliada para toda a população

Ainda segundo ele, na campanha da Influenza, que inclusive foi ampliada para toda a população, as taxas continuam baixas, mesmo com o aumento da aplicação. “No momento, a cidade está com 40% de cobertura, enquanto em 2021 a imunização não atingiu nem 12%, no início da campanha. Este ano, no período de campanha, foram aplicadas 32.146 doses, sendo que 17.232 foram em idosos”, informa.

Mutirão de vacina nos parques da cidade

No próximo final de semana, a campanha “Criciúma Vacina”, fará uma ação efetiva de mobilizações no sábado, 25, das 13h às 17h, e no domingo, 26, das 10h às 17h, nos três parques da cidade. Estarão reunidas as equipes de saúde, integradas a instituições do município e forças de segurança. Os interessados devem apresentar caderneta de vacinação e um documento de identificação pessoal. No caso de crianças, ainda é necessário a presença de um responsável.

Campanha foi lançada na quinta-feira, dia 9 de junho

“A baixa na procura nas vacinas está nos preocupando em vários sentidos, como no aumento de casos de internações por Covid-19 ou por gripe, crianças sendo internadas na UTI por falta das vacinas de rotina. A procura está baixa, então vamos levar a vacinação onde estão as pessoas: nos parques. Aproveite, e se vacine e vacine seu filho, previna-se, que você está protegendo também ao próximo”, assegurou o secretário municipal de Saúde, Arleu da Silveira.

Procura por vacinas em Criciúma está abaixo do esperado; veja os números

Você já se vacinou? Parques de Criciúma estarão abertos para imunização

 

Você também pode gostar