Notícias de Criciúma e Região

CEPON realiza I Mostra de Humanização para fortalecer práticas de acolhimento e integração

O evento busca promover o diálogo sobre práticas de acolhimento e respeito, pilares do atendimento humanizado.

O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do Governo do Estado vinculada à Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES) e gerida pela Fahece, realizará, de 25 a 29 de novembro, a I Mostra de Humanização. O evento busca promover o diálogo sobre práticas de acolhimento e respeito, pilares do atendimento humanizado. A programação inclui capacitações e exposição de iniciativas desenvolvidas pela instituição, envolvendo colaboradores, gestores e usuários.

O presidente da Fahece, Dr. Alvin Laemmel, destacou o compromisso do CEPON com a excelência no cuidado oncológico. “Sabemos da importância do CEPON para o tratamento do câncer no Estado e trabalhamos para garantir que os serviços sejam de alta qualidade, sempre com foco no atendimento humanizado”, afirmou.

Para a gerente técnica do CEPON, Dra. Mary Anne Taves, a humanização é uma marca da instituição, mas deve ser continuamente aprimorada. “Somos reconhecidos pelo cuidado humanizado, mas é essencial que todos resgatem o olhar sensível ao próximo. Com o tempo e a rotina, as ações podem se tornar automáticas, e esse evento nos ajuda a reforçar a singularidade de cada paciente” destaca a médica.

O evento reforça o compromisso do CEPON com a qualidade no cuidado e o respeito à dignidade humana. A presidente da Comissão de Humanização do CEPON, Ivani Coradi, reforçou a importância de disseminar a cultura da humanização em todos os setores da instituição. “Humanização não é apenas um gesto ou sorriso, mas respeito, escuta ativa e empatia. Nosso objetivo é capacitar os colaboradores para compreenderem seu papel nesse processo e fortalecer essa prática no dia a dia.”

Programação e Atividades

Durante a Mostra, o público terá acesso a uma exposição de banners no ambulatório, destacando serviços prestados pelos colaboradores nos últimos anos. Além disso, duas capacitações abordarão temas fundamentais para a humanização em saúde:

  • 25 de novembro
    Horário: 14h
    Local: Sala de Treinamento
    Palestrante: Maria de Fátima de Souza Rovaris (Coordenadora do Núcleo de Integração Ensino-Serviço)
    Tema: Política de Humanização: Como Aplicar na Área Hospitalar

  • 27 de novembro
    Horário: 14h
    Local: Auditório do CEPON
    Palestrante: Dra. Aparecida de Cássia Rabetti (Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação da ESP)
    Tema: Reflexões Críticas sobre EPS e Humanização

As atividades são voltadas para os colaboradores e visam promover um ambiente mais acolhedor e integrado, tanto para os pacientes quanto para os profissionais.

“Humanização é estar ao lado do outro, compreendendo sua singularidade e necessidades. Nosso trabalho é garantir que essa essência esteja presente em todas as relações dentro do CEPON” concluiu, Ivani Coradi.

Você também pode gostar