CEO de uma das maiores agĂȘncias de turismo online do Brasil renuncia depois de xingar clientes
Em carta, ex-CEO da Hurb, JoĂŁo Ricardo Mendes reconheceu erros
Após a divulgação de xingamentos de clientes na internet, o diretor-executivo (CEO) da plataforma de turismo Hurb (antigo Hotel Urbano), João Ricardo Mendes, renunciou ao cargo. Em carta divulgada à imprensa nesta segunda-feira, dia 24, ele reconheceu erros e disse que o afastamento tem como objetivo separar a imagem da empresa de atitudes pessoais.
Segundo Mendes, a renĂșncia vale a partir das 23h59 desta segunda. O atual conselheiro-geral da Hurb, OtĂĄvio Brissant, assumirĂĄ o comando interinamente. O ex-CEO continuarĂĄ como principal acionista e responsĂĄvel legal da empresa e prometeu estar Ă disposição 24 horas por dia se os novos administradores quiserem. Veja o vĂdeo:
O nĂvel do CEO da @HurbBrasil, falou que tinha meu endereço, que ainda hoje alguĂ©m iria bater na porta da minha casa. https://t.co/yR4rXG2evB pic.twitter.com/X3B5RFd2Pd
â carimbo miguel (@_miguellllllll) April 21, 2023
Comportamento agressivo
O pedido de renĂșncia ocorre em meio a uma crise de imagem pela qual a plataforma de turismo vem enfrentando. Em meio a reclamaçÔes de consumidores que tiveram as reservas em hotĂ©is e pousadas canceladas por problemas de caixa da companhia, o executivo manifestou comportamento agressivo com clientes.
Durante o fim de semana, um cliente de Mato Grosso do Sul postou, em redes sociais, vĂdeos e capturas de tela de conversas com o ex-CEO. Esse cliente estĂĄ em um grupo de Whatsapp com pessoas que nĂŁo tiveram passagens aĂ©reas emitidas pela Hurb. Nas postagens, Mendes expĂŽs dados pessoais do consumidor, convocou outros membros do grupo a mandarem mensagens agressivas e fez xingamentos.
Justificativas
Na carta de renĂșncia, Mendes reconheceu os erros e disse que o ato era necessĂĄrio para desassociar suas atitudes da imagem da empresa. âEsses recentes acontecimentos, na verdade, foram erros do ‘JoĂŁo Ricardo Mendes’ e nĂŁo de uma companhia inteira que Ă© muito maior do que euâ, escreveu
âEsta Ă© a primeira vez que estou disposto a admitir que preciso separar o JoĂŁo ‘Pessoa FĂsica’ do JoĂŁo ‘Pessoa JurĂdica’, pois estou prejudicando muitas pessoas, da mesma forma que eu dou meu melhor, fazendo muitas entregas. Atitudes assim acabam se tornando um zero sum game [jogo de soma zero, sem ganhadores]â, acrescentou.
O ex-CEO citou a morte da mĂŁe, ocorrida hĂĄ um ano e meio, como motivo para o aumento da agressividade. Ele escreveu que se enganou âachando que manter a cabeça ocupada com o trabalho resolveria essa questĂŁo pessoalâ.
Esse nĂŁo foi o Ășnico incidente com o executivo da Hurb. HĂĄ cerca de dez dias, Mendes postou, na rede social Linkedin, um vĂdeo em que deixava um tĂȘnis em cima do protesto de um consumidor prejudicado pela companhia.
Texto: AgĂȘncia Brasil.