Centro Multiuso já é realidade

Junto com a pequena placa que tem a impressão de sua mão, Miguel Carvalho, seis anos, entregou mais que um agradecimento ao governador Raimundo Colombo. Deixou impressa a marca que reforça o trabalho do Bairro da Juventude, a união. Assim como Colombo, aproximadamente 300 pessoas participaram da inauguração do Centro Multiuso Angela Elda Venditti, na manhã desta terça-feira21. “Isso é a transformação do esforço de todos em prol das crianças. É um belo local e com uma estrutura que vai permitir o desenvolvimento deles e a melhoria do trabalho que já é feito aqui e tem grande qualidade, com valor humano extraordinário”, destacou Colombo.

O Centro Multiuso é um sonho antigo que foi construído nos últimos três anos. A área, com 3.156 m2, receberá as oficinas culturais e esportivas do Bairro da Juventude, além de conter uma quadra polivalente e 13 salas que vão atender as 1,5 mil crianças e adolescentes acolhidas pela instituição.  O investimento foi de R$ 2,2 milhões, sendo R$ 920 mil do Governo do Estado. “Receber essa obra que foi construída pela união de esforços é um momento de alegria. Mostra a credibilidade que o Bairro possui de agregar tantos esforços”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Bairro Franke Hobold.

A cerimônia de inauguração foi acompanhada por lideranças políticas, empresariais e parceiros da instituição. “As relações humanas servem para ajudar, temos que nos cercar de pessoas educadas e preparadas. Isso é o que faz o Bairro da Juventude e essa missão tem que ser incentivada”, afirmou o vice-governador Eduardo Moreira.

Parte do valor investido no Centro Multiuso veio por meio de doações de empresas e pessoas físicas. No evento, os apoiadores receberam placas de agradecimento. O espaço leva o nome da italiana Angela Elda Venditti, benfeitora do Bairro que já faleceu. “A solução do nosso país passa pela qualidade na educação. A simbologia dessa obra é mais importante que a obra em si, porque marca um local de amizades, de prática esportiva e de troca de conhecimentos”, ressaltou o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) César Smielevski.

A diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Regina Luciano Zanette, disse que sonha com esse momento há três anos. “Sonhamos durante anos e lutamos muito para que isso acontecesse. Em meados de 2014, começamos a obra com recursos iniciais do Governo do Estado e, depois, com as mãos, o auxílio, as ideias e a coragem de toda a comunidade. Os alunos apostam e acreditam no nosso trabalho. Com poucos recursos, mas bem aplicados, podemos transformar a vida de muitas crianças e famílias”, afirmou.

Momentos de agradecimento

Além de Miguel, que entregou sua placa ao governador, as crianças do Bairro fizeram questão de agradecer a todos os envolvidos na obra. Iasmin Clemencia de Lemos tem 11 anos. Há seis está estudando na instituição. Além das aulas regulares, ela frequenta as oficinas de xadrez, capoeira, coral, dança e vôlei no contraturno escolar. Nesta terça, foi de Iasmin o principal agradecimento na cerimônia de inauguração do Centro Multiuso. “Em nome dos alunos do Bairro, muito obrigada”, agradeceu a menina que emocionou os presentes no evento.

O Bairro atende crianças a partir dos quatro meses até 18 anos, quando se formam em um curso profissionalizante e já saem encaminhadas para o mercado de trabalho. Adolescentes como Daiane da Silva Freitas, 17 anos, que descobriu no curso de Eletroeletrônica uma paixão. “Comecei sem saber o que era. Hoje gosto muito. Muitos olham e acham que porque a gente é mulher não consegue, mas sempre damos um jeito”, comentou ela.

Assim com Daiane, outros colegas encontram no Bairro uma opção de profissão futura. Antes da inauguração, os convidados apreciaram o coquetel servido. Pastéis, folhados, cavaquinhos, bolas e bolachas, todos feitos pelos 75 alunos do curso de aprendizagem em Padeiro e Confeiteiro. “Eles fizeram tudo. Hoje, chegamos às 5 horas para assar e deixar tudo pronto”, ressaltou o professor Manoel Monteiro.

“Investir em esporte é investir em saúde e nas pessoas, e esse investimento é fundamental, justamente em uma região onde adolescentes e crianças necessitam dessa atenção. Esse projeto é uma parceria público-privada que deu certo”, finalizou o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro; o secretário executivo da ADR Criciúma, João Rosa Filho Fabris, e o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, acompanharam a cerimônia de inauguração.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.