Centro de Inovação une multinacional e startups regionais em evento
Executivo da área de inovação da Dexco apresentou as políticas voltadas à inovação
Debater o ecossistema de inovação no Sul do Estado, assim como a relação entre empresas consolidadas e os novos modelos de negócio. Este foi o objetivo principal do evento que ocorreu na noite dessa segunda-feira, dia 16, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Promovido pelo Comitê de Implantação do Centro de Inovação Regional de Criciúma (Crio), o encontro reuniu empresários e especialistas com o intuito de fomentar o empreendedorismo, o conhecimento e, principalmente, a inovação na região.
📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
O gerente executivo de planejamento estratégico, inovação corporativa e corporate venture na Dexco, Renato Maruichi, abordou a respeito da experiência da companhia, que vem avançando em políticas de incentivo a ideias de colaboradores, além de investimentos em startups. “Nesse processo aprendemos a necessidade de se conhecer boas práticas de outras organizações, mesmo quando não são do nosso setor, fazer esses exemplos circularem. Assim como internamente os setores de comunicação e recursos humanos são fundamentais. As áreas de inovação têm que saber para que existem e principalmente saber se comunicar”, orienta.
O propósito de todas as políticas articuladas pela Dexco interna e externamente visam alçar à condição de protagonista nos mercados de construção civil, materiais de construção e decoração quando o assunto é inovação. “A área de inovação precisa estar intimamente conectada a quem está nas decisões estratégicas das organizações. Uma das definições, por exemplo, foi que as startups, para receberem investimentos nossos, precisam resolver problemas relacionados ao nosso core business (negócio principal)”, frisa Maruichi.
Além do executivo da Dexco, o público também assistiu a pitches com startups da região que estão em franco desenvolvimento. Representantes da Nextfit, Team Move, Proxpect e IForth apresentaram em quatro minutos suas ideias, objetivos de mercado e o status de crescimento, simulando uma rodada com investidores.
O CRIO deve ser inaugurado no primeiro trimestre de 2023, mas desde já vem realizando atividades para conectar o ecossistema regional, fomentando-o cada vez mais. De acordo com o presidente do Comitê de Implantação do CRIO, Valmir Cabral, a obra está em andamento e deve ser entregue nos próximos meses. “Mas enquanto isso não acontece, nos mantemos firmes no propósito de consolidar nossa região como inovadora, geradora de conhecimento e de inteligência. O CRIO já nasce capacitando e, principalmente, unindo talentos em busca de uma comunidade cada vez mais promissora”, complementa.