Notícias de Criciúma e Região

Centro de Inovação de Criciúma tem nome definido: Crio

Apresentado durante evento na Acic, nesta terça-feira, dia 26, a previsão de entrega do projeto é para 25 de agosto de 2022

Crio, este é o nome escolhido para o Centro de Inovação de Criciúma. O lançamento da marca ocorreu na noite desta terça-feira, dia 30, em evento realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Com previsão de entrega para 25 de agosto de 2022, a obra teve investimento de R$ 8,5 milhões.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A vontade de implantar um Centro de Inovação na cidade é antiga. No mês de agosto, além de iniciada a obra de reestruturação do projeto, um sonho foi retomado. “O Centro de Inovação é um ambiente criado para promover e dar suporte ao empreendedorismo inovador e desenvolvimento regional, identifica o potencial inovativo, promove e apoia possíveis empreendedores, startups e spin offs”, afirma o Presidente do Comitê do Centro de Inovação de Criciúma que irá gerir o local, Valmir Cabral.

O contrato de parceria prevê a seção da obra por 20 anos para a Acic e Prefeitura de Criciúma. “As prefeituras estão com projetos de desburocratizar para facilitar a abertura de novos negócios e o centro de Inovação vai ser o caminho para transformar essas ideias”, fissou Cabral.

 

Autoridades e público em geral acompanharam o lançamento da marca

 

O local promete agrupar todo os ecossistema de inovação, oferecendo instalações, serviços, encontro de fontes de financiamento e muitos outros benefícios. O Comitê de implantação do Centro de Inovação é formado por representantes regionais de instituições, órgãos públicos, empresas, instituições de ensino, sendo responsável pela estruturação e execução das atividades. “O Centro de Inovação vai fomentar o investimento na Região Sul, não apenas em Criciúma. Esperamos que a região abrace essa iniciativa”, comentou o vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris.

O presidente da Acic, Moacir Dagostin fez questão de lembrar das inúmeras promessas sobre o Centro de Inovação que nunca foram para frente. “É preciso ressaltar a importância da união das entidades para que esse projeto saia do papel”, disse.

Moacir ainda quebrou o protocolo e chamou ao palco o ex-diretor da Acic, Mario Gaidinskzi, como reconhecimento pelo seu esforço no projeto. “A inovação transborda as barreiras físicas, entrando em todas as estruturas e gerando valor. Inovação nada mais é do que gerar qualidade de vida para as pessoas”, ressaltou Mário.

Moacir Dagostin e Mario Gaidinskzi

 

A execução da obra pode ser acompanhada através da página criada pela Unesc desde agosto. “Acreditamos no potencial transformador dessa obra para região. Esse é um momento muito significativo. Mas reforço, que ele só é possível por conta de todos que juntos fazem acontecer”, comentou a reitora da instituição, Luciane Ceretta.

 

Reitora da Unesc, Luciane Ceretta

 

Linha do tempo

A ideia do Centro começa em 2013, quando os vereadores de Criciúma aprovam por unanimidade a doação para o Estado da área de construção para a empreitada.

Em 2014, a maquete do projeto é apresentada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A formação do Comitê é criada para acompanhar o desenvolvimento do projeto em 2015.

Já em 2016, teve início o período de projetos e aprovações junto a Prefeitura e atendimento das exigências par aprovação do projeto arquitetônico e definição da área de instalação do prédio.

A história continua em 2019, quando o local é definido como o Complexo educacional Nereu Guidi, localizado entre a rua Henrique Lage e a rua Araranguá, no Centro da cidade. No mesmo ano, foram criados os grupos de trabalho, como comunicação, financeiro, comercial e jurídico.

Em 10 de dezembro de 2020, o Governo repassa os recursos necessários para a implantação. E neste ano, é feito o segundo edital de seleção de bolsistas para o Crio, além do encerramento e licitação da empresa para a execução da obra.

“Nossa timeline seguira sendo contada, e o dia de hoje é mais um episódio dessa historia que está sendo escrita por nós”, concluiu o Diretor da SDI, agência responsável pela criação da marca do Centro de Inovação de Criciúma – e membro do Grupo de Trabalho de Comunicação do Comitê de implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Jonatha Barreto.

Barreto complementa sobre qual é o significado do nome Crio. “Cada letra diz muito. A palavra chave é a criatividade. Esta que engloba inovação, modernidade, originalidade, ressignificação”.

O pós apresentação da marca contou com um bate papo entre o coordenador Ágora Tech Park, Ricardo Fantinelle, o presidente do Conselho do Instituito Gene e do Centro de Inovação de Blumenau, Udo Schroeder, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Santa Catarina, Moris Kohl.

 

Confira o vídeo:

 

Você também pode gostar