Centro de Castração completa quatro anos com seis mil animais castrados

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

Centro de Castração Francisco de Assis, do Governo de Içara, completa quatro anos neste sábado, dia 14. Desde a sua inauguração, foram realizados cerca de seis mil procedimentos. O programa contempla agricultores com bloco de notas, população baixa renda cadastrados no CadÚnico, animais de rua e animais encaminhados pela Ong amigo bicho de Içara. O Centro é coordenado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai), e conta com o apoio das secretarias de Agricultura e de Saúde.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

“Diante das questões voltadas à saúde animal e também de saúde pública nosso trabalho é fundamental para a cidade, pois com a castração, garantimos aos animais a prevenção de diversas doenças”, enaltece a superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Taynan Toretti.

O espaço, localizado no Horto Municipal, na comunidade de Segunda Linha, oferece atendimento para os animais em dias diversificados. Na segunda-feira, o atendimento é exclusivo para os animais de rua; na terça-feira, para os animais dos agricultores; na quarta-feira aos animais das Organizações não Governamentais (ONGS) registradas na cidade; na quinta-feira, para os animais dos registrados no Cadastro Único (Cad); e na sexta-feira o expediente é interno, para higienização adequada do local.

“A castração traz inúmeros benefícios como a redução da superpopulação de cães e gatos e traz qualidade de vida para o animal. Castrar é um ato de amor, porém somente a castração não evita o abandono. As campanhas devem ser associadas à conscientização e posse responsável evitando assim o número de animais abandonados”, destaca a médica veterinária e responsável técnica Gabriela Gaspar.

O procedimento de castração é realizado por meio de técnica minimamente invasiva e traz diversos benefícios aos animais. “A castração reduz a chance de tumores de mama, útero e ovários assim como infecção de útero nas fêmeas. Também reduz chance de tumor de próstata e evita o tumor de testículos, diminui o hábito de marcar território nos machos, prolongando a vida dos bichinhos”, explica a veterinária.

Benefícios para toda a população 

Com menos animais nas ruas, há diminuição de acidentes de trânsito, mordidas, transmissão de doenças e também erradicação de infestações de pulgas e carrapatos em terrenos baldios.

O agendamento para o procedimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 13h,  horário que estará em vigor a partir de segunda-feira, dia 16 até o dia 14 de fevereiro.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3431-3581, na Fundai.

Trabalho de extensão

Esta semana, em ação integrada, a Fundai e a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, realizaram um mutirão de castração que beneficiou animais dos moradores do Condomínio Residencial Dona Ema, no bairro Tereza Cristina.

“Nosso objetivo é colher os benefícios da castração de animais errantes no condomínio e, consequentemente a redução de parasitas no local, evitando assim doenças relacionadas aos animais”, declara a presidente do órgão ambiental.

#castração, #Fundai, #meio ambiente, animais, Içara