Notícias de Criciúma e Região

Centenário de Dom Paulo Evaristo Arns será lembrado em sessão solene em Forquilhinha

Homenagem foi proposta pelo deputado estadual licenciado, Padre Pedro Baldissera (PT)

Está marcada para a noite desta sexta-feira, 5, às 19 horas, em Forquilhinha, a sessão solene em homenagem ao cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. Na oportunidade, sua família receberá importante comenda do Poder Legislativo Catarinense. Outras dez comendas serão entregues a entidades e poderes públicos, decorrentes da homenagem principal.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Proposta pelo deputado estadual licenciado, Padre Pedro Baldissera (PT), a homenagem tem por objetivo relembrar a história do catarinense, nascido em Forquilhinha e toda sua trajetória que aproximou a igreja da sociedade.

“O saudoso Dom Paulo Evaristo Arns, que completaria este ano um século de vida, sobrevive como exemplo dos direitos humanos. Dom Paulo deixou um legado. Com clareza em sua atuação contra a violência e a violação de direitos humanos, denunciou as mortes e torturas, e na Catedral da Sé celebrou as homenagens às vítimas do regime”, destaca Padre Pedro.

Quem foi Dom Evaristo Arns

O cardeal Dom Paulo Evaristo Arns nasceu em Forquilhinha no dia 14 de setembro de 1921 e faleceu em São Paulo, 14 de dezembro de 2016. Foi frade franciscano, bispo auxiliar e arcebispo de São Paulo de maio de 1966 até abril de 1998. Teve sua atuação pastoral voltada aos habitantes da periferia, aos trabalhadores, à formação de Comunidades Eclesiais de Base (CEB) nos bairros, principalmente os mais pobres, e à defesa e promoção dos direitos da pessoa humana.  Destacou-se por sua luta política contra as torturas praticadas pela ditadura, para que documentos não fossem eliminados, e também a favor do voto, no movimento Diretas Já.

No final dos anos 70, Dom Paulo Evaristo Arns trabalhou pela causa dos direitos humanos na Arquidiocese de São Paulo e ao lado do Pastor Presbiteriano Jaime Wright, coordenou o projeto “Brasil: Nunca Mais”, um dos mais importantes registros das violações de direitos humanos cometidas pelo governo militar. Como reconhecimento por sua obra humanitária, Dom Paulo recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior.

Sessão solene

Centenário de Dom Paulo Evaristo Arns

Quando – sexta-feira, dia 05 de novembro

Hora – 19h

Local – Auditório do Hotel Oma Zita

Rua Cinquentenário Leonardo Steiner, 511 – Centro, Forquilhinha

 

 

Você também pode gostar