Notícias de Criciúma e Região

CÉLIO BOLAN: Vestibular do povo – miséria e problema não tem partido

Cerca de 600 mil candidatos estão concorrendo a cargos em câmaras e prefeituras. O Novo é o partido com maior alta percentual de candidaturas: crescimento de 330,5%, passando de 144 para 620 candidatos. Por outro lado, o PCB teve a maior redução, que tinha 243 inscritos em 2016 e hoje tem 75. Cargo de vereador em SP é 2,5 vezes mais concorrido do que vaga na USP. As 55 cadeiras da câmara dos vereadores de São Paulo serão disputadas por 1.994 candidatos registrados representando uma relação de 36,25 postulantes por cargo. Na análise entre as carreiras, a relação de candidato por vaga nas eleições de vereador supera a dos cursos de fisioterapia (31,17%), jornalismo (29,1%), arquitetura (25,94%) e direito (24,07%), alguns dos mais disputados na universalidade pública. O fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais como uma das razões para o salto e obrigou os partidos a terem um maior número de candidatos, principalmente aqueles chamados de “rabo de chapa”, que tem poucos votos, mas ajudam na soma para atingir o coeficiente eleitoral.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Cresce o número de candidatos da área da saúde nestas eleições, juntos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos e fisioterapeutas somam 12.202. Analiso que com o contato com a população no trabalho e até em época de pandemia, na área da saúde, facilita a projeção como político. Não só da saúde, mas os agricultores continuam sendo em sua maioria. Os servidores públicos municipais são 35.450, os empresários serão 33.297, os comerciantes são 30.655, seguidos de vereadores com 24.743 e donas de casa com 22.066.

Sobre a instrução, o TSE mostra que a mais parte do eleitorado diz ter o ensino médio completo (37.681.635). Outros 35.771.791 tem o ensino fundamental incompleto e 22.900.434 fizeram o ensino médio incompleto. Quase 16 milhões concluíram a graduação superior e 6,5 milhões são analfabetos e 11,5 milhões apenas leem e escrevem. Em criciúma temos 15,1% de candidatos por vaga. Como escolher os 17, quais os critérios e análises, quais deles sabem exatamente as funções de um vereador, qual deles é um verdadeiro líder e produtivo, ou acha que deve ficar dando moções e nomes de ruas. Encontrei um candidato a vereador nesta sexta e perguntei: Porque você acha que merece meu voto?…só gaguejou. Minha conclusão: quando nasceu e o médico bateu em seu bumbum, entregou seu santinho. Não vai ganhar meu voto. E tudo isto vale também para os candidatos a prefeito. Faça outra pergunta fatal: Você tem orgulho de ser político?

O que eu penso sobre política: Para além da coloração ideológica a sociedade mostra bom senso. Ou seja, revela disposição para o diálogo e lugar para o contraditório. Quanto a presença do Estado na vida do cidadão, acho que o reflete principalmente, um desejo de contrapartida, de serviços eficientes, que podem, inclusive, ter a participação da iniciativa privada. A polarização se tornou algo toxico ao debate político, principalmente porque impede que debates importantes aconteçam de forma produtiva. É fundamental que governantes possam vencer as bolhas ideológicas para sentar e conversar sobre os problemas do município para a efetiva solução por meio de políticas públicas. O eleitor quer o novo de fato e confia que a melhor maneira de buscar essa transformação é pelo voto. Sinto que a rejeição não é a democracia em si, mas aos atuais políticos. Para a maior parte dos munícipes, não interessa se o candidato é de centro, de direita ou de esquerda, O que importa é que ele resolva as demandas do cidadão. A população quer solução.

A Pandemia reduziu o volume de campanha na rua com material físico e levou os candidatos a buscar novas estratégias digitais para explorar o apoio de seus exércitos. Candidatos criaram santinhos com QR Code, para evitar o contato, arquivos digitais de material de propaganda para facilitar o disparo em listas de distribuição e até equipe de mentoria para uniformizar a atuação digital dos candidatos. No novo normal eleitoral, o principal ativo dos cabos eleitorais agora são os seus grupos de WhatsApp, mas não anula o corpo a corpo, criando uma nova rotina, um novo jeito de conversar com as pessoas. Existe uma ferramenta, o Novo Drive, que permite baixar santinhos, faixas, cards e jingles oficiais direto do site do partido. A médica Roberta Grabert candidata a vereadora em São Paulo pelo Novo considera eleitor aquela pessoa que te deu o contato. Ela envia um link de convite as pessoas, para um novo grupo, com objetivo de distribuir material eleitoral dentro desta nova ferramenta. FORA AOS CABOS ELEITORAIS QUE O TRATAM COMO PROFISSÃO E COMPRAM SUA CONSCIENCIA.

#Uma sociedade só tem chance quando os homens de bem tiverem a mesma audácia dos corruptos, os debilitados moralmente, tendo uma determinação fora do comum (Benjamim Disraeli).

#Miséria e Problema não tem partido (Partido Novo)

 

Você também pode gostar