Notícias de Criciúma e Região

Causas da queda de avião que matou a cantora Marília Mendonça são divulgadas

Relatório do Cenipa foi apresentado nesta segunda-feira, dia 15

Foi divulgado pela Força Aérea Brasileira (FAB) o relatório das investigações do acidente aéreo que matou cinco pessoas, entre elas estava a cantora sertaneja, Marília Mendonça. O acidente ocorreu em 5 de novembro de 2021 em Piedade da Caratinga, no Vale do Rio Doce, no oeste de Minas Gerais.

O relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informa que houve uma avaliação inadequada do piloto durante o procedimento para pouso da aeronave. “No que diz respeito ao perfil de aproximação para pouso, houve uma avaliação inadequada acerca de parâmetros da operação da aeronave, uma vez que a perna do vento foi alongada em uma distância significativamente maior do que aquela esperada para uma aeronave de ‘Categoria de Performance B’ em procedimentos de pouso sob VFR”, diz o Cenipa.

O piloto teria procurado fazer um pouso mais suave e mais seguro, mas não teria viso um fio de alta tensão. Por isso teria alongado a reta final para o pouso. “Ele procurou fazer alguma coisa mais segura e, infelizmente, tinha um fio que ele não conseguiu ver, porque não se consegue ver realmente”, observou o especialista em segurança de voo, Roberto Peterka à CNN.

Além disso, o relatório destaque que o piloto havia atuado como copiloto de um avião A-139/320 de maior porte por dez anos. Algo que pode ter influenciado na decisão de fazer uma descida mais alongada. A aeronave colidiu com um poste de alta tensão e caiu. Segundo o relatório, os pilotos e a aeronava estavam com as documentações em dia. Os investigadores da Cenipa concluíram que não houve falha mecânica.

As torres de alta tensão não faziam parte da área de segurança do aeroporto. Será recomendada a colocação de sinalização visual nos cabos de alta tensão. Além da cantora, morreram o produtor dela, Henrique Ribeiro, o tio e assessor da cantora, Abicieli Silveira Dias Filho, além do piloto e do co-piloto do avião, Geraldo Martins Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana, respectivamente.

*Com informações de CNN

 

 

Você também pode gostar