Notícias de Criciúma e Região

Catarinenses já podem receber 4ª dose da vacina contra a Covid

Até o momento, podem receber a 4ª dose da vacina apenas à população imunossuprimidas

Os catarinenses já podem receber a 4ª dose da vacina contra a Covid-19. Na última quarta-feira, dia 9, o Ministério da Saúde passou a recomendar que adolescentes imunossuprimidos de 12 a 17 anos também recebam a 4ª dose do imunizante.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), doses de reforço são necessárias em decorrência da redução na resposta imune observada em vários estudos. “O avanço da vacinação contra a COVID-19 no Brasil permiu a redução considerável de casos graves e óbitos pela COVID-19. À medida que a campanha de vacinação é ampliada para diferentes faixas etárias, mudanças nas estratégias e esquemas vacinais são necessários a fim de obtermos os melhores resultados de efevidade contra a doença incluindo as populações especiais”, diz a nota técnica.

Até o momento, podem receber a 4ª dose da vacina apenas à população imunossuprimidas (adolescente acima de 12 anos, adultos e idosos). O Ministério da Saúde considera pessoas imunocomprometidas quando:

– Pessoas com imunodeficiência primária grave;

– Pessoas que realizam quimioterapia;

– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras;

– Pessoas com HIV/AIDS;

– Pessoas que usam corticoides em doses igual ou superior 20 mg por dia de prednisona, ou equivalente por ao menos 14 dias;

– Pessoas usando remédios modificadores da resposta imune;

– Pessoas com doenças autoinflamatórias ou intestinais inflamatórias.

– Pacientes em hemodiálise;

– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Imunizante

Adolescentes imunocomprometidos (12 a 17 anos): a quarta dose deverá ser aplicada quatro meses depois da terceira dose. Apenas o imunizante da Pfizer deverá ser usado. Lembrando que esse fabricante também é o único que pode ser recebido por adolescentes no esquema primário ( 1ª, 2ª e 3ª doses);

Adultos e idosos imunocomprometidos que receberam as vacinas da Astrazeneca, Coronavac e Pfizer no esquema primário (1ª, 2ª e 3ª doses): a quarta dose deverá ser aplicada quatro meses depois da terceira dose. É recomendado uma dose de reforço com os seguintes imunizantes: Astrazeneca, Janssen ou Pfizer;

Adultos e idosos imunocomprometidos que receberam a vacina da Janssen no esquema primário (1ª e 2ª doses):  deverão receber uma segunda dose de Janssen com intervalo de 8 semanas após a dose única. Uma dose de reforço está recomendada a partir de 4 meses da segunda dose com os imunizantes: Astrazeneca, Janssen ou Pfizer.

Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) a partir de 18 anos imunocomprometidas: poderão receber uma dose de reforço com o imunizante Pfizer, a partir de quatro meses do esquema primário (1ª, 2ª e 3ª doses). A vacina CoronaVac poderá ser considerada como dose de reforço para gestantes na impossibilidade do uso da vacina Pfizer.

Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) entre 12 e 17 anos imunocomprometidas: poderão receber uma dose de reforço com o imunizante Pfizer, a partir de 4 meses do esquema primário.

Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) imunocompromedas que receberam vacinas de vetor viral antes da gestação, deverão realizar a dose de reforço ulizando o imunizante Pfizer.

Você também pode gostar