Notícias de Criciúma e Região

Castrações e atendimento veterinário suspensos no NBEA

Com as castrações suspensas desde março, o Núcleo de Bem-Estar Animal de Criciúma agora teve interrompido também o atendimento médico veterinário baixa complexidade. Os serviços vinham sendo prestados regularmente desde junho de 2019, quando o Núcleo foi inaugurado. Segundo o coordenador do órgão, Christophe Lima, as interrupções se deram por questões burocráticas: das castrações, por ausência de dotação orçamentária em função da transformação da Famcri em Diretoria do Meio Ambiente; e do atendimento médico veterinário, em consequência do término do contrato temporário da profissional. “A dotação orçamentária para o pagamento das castrações remanescentes da última licitação já foi aprovada pela Câmara de Vereadores e agora dependemos só da assinatura de novo contrato com a clínica para retomar os procedimentos”, explica Christophe. Ele estima que o serviço volte a ser prestado ainda na primeira quinzena de maio, dando vazão a cerca de 600 castrações que ficaram represadas, de um total de três mil licitadas em 2021. Com relação ao atendimento médico veterinário, o coordenador informou que novo profissional já foi convocado pelo Núcleo, dentre os aprovados em concurso público municipal. “Há um tempo hábil para esse profissional se apresentar e então dar prosseguimento ao atendimento médico veterinário baixa complexidade, que consideramos um serviço essencial prestado pelo Núcleo e pretendemos manter”, finaliza o coordenador.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

 

Meta é multiplicar procedimentos e contratar mais clínicas

Ampliar o número de castrações anuais de três mil para seis mil é projeto para ser colocado em prática ainda esse ano, segundo o coordenador do Núcleo de Bem-Estar Animal de Criciúma, Christophe Lima. Ele indica outras inovações no processo licitatório que, adianta, já está em andamento. “Nossa intenção é credenciar mais de uma clínica para realizar as castrações e incluir a doação de medicação pós-operatória aos animais que passarem pelo procedimento”, prevê o coordenador. Segundo ele, a ideia é que as 600 castrações reprimidas da última licitação supram a demanda até a metade do ano, com previsão para iniciar o segundo semestre já nos novos moldes, com maior volume de castrações e mais clínicas contratadas. “Importante ressaltar que nada disso seria possível sem o empenho do prefeito Clésio Salvaro e do Secretário de Saúde Arleu da Silveira”, pontua o coordenador do Núcleo.

 

Conheça a Lei Municipal

O Núcleo de Bem-Estar Animal de Criciúma foi criado pela Lei Municipal 7367, de 2018, encaminhada pelo poder executivo e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Além da castração em massa e da identificação por microchipagem, a lei determina a criação de ações de conscientização para guarda responsável, prevê sanções administrativas para maus-tratos e define e protege a figura do animal comunitário. As ongs SOS Vira-Lata e Animal.com, o Grupo de Advogados de Proteção Animal (Gapa) e a OAB Criciúma – Comissão de Defesa dos Animais, além de protetores independentes, participaram ativamente dos debates para elaboração e aprovação da lei. Cabe a toda sociedade, agora, cobrar seu cumprimento. Coluna Late Mia e Cia estará sempre atenta, para aplaudir os avanços mas também para cobrar ações.

 

Saiba mais

O Núcleo de Bem-Estar Animal de Criciúma fica localizado na rua Miguel Patrício de Souza, bairro Bosque do Repouso, telefone e whatsapp 34458729, insta https://instagram.com/nbeacri?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

Bons meninos

Januário e Poseidon são dois bons meninos à espera por adoção responsável no Núcleo de Bem-Estar Animal de Criciúma. Eles têm aproximadamente dois anos e uma vida inteira de amor para dividir com você! Contato pelo whatsapp 34458729.

 

Vitório para adoção

Resgatado vítima de atropelamento e desnutrição, Vitório permaneceu dias internado e venceu todas as adversidades. Ainda tem pequenas sequelas e precisa de cuidados especiais até se recuperar plenamente, mas já está pronto para ganhar um lar e muito amor! Contato com Mirian: 48 99624-0241.

 

“Me leva”

Três lindas meninas para adoção responsável. Elas têm 50 dias de vida e estão em lar temporário de voluntários do Iddasi, associação de protetores de animais sediada em Siderópolis. Contato pelo   whatsapp 988502311 ou no Facebook da entidade: https://www.facebook.com/InstitutoIDDASI/

Você também pode gostar