Castelo Britânico: os encantos e histórias da coroa inglesa em uma fração nobre de terras de Cocal do Sul

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

A Idade Média foi um período da história marcado por guerras e invasões, que obrigavam a construção de fortalezas para proteção das famílias reais, dos nobres e de suas terras. A imponência e a arquitetura dos castelos povoam o imaginário das pessoas até os dias de hoje, e mesmo após milhares de anos e quilômetros distantes, em 1998 uma porção de terra em Cocal do Sul foi escolhida para edificação de um Castelo Britânico.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

O fascínio pela cultura inglesa e a percepção de que não havia nenhuma obra turística semelhante na região, foi o que impulsionou um grupo de ingleses a projetar o castelo Persevere, que levou oito anos para ser concluído, e carrega além de sua imponência, a riqueza de histórias da coroa britânica.

A visita ao castelo foi guiada pelo assessor de comunicação do local, o publicitário Guilherme Sachi. “Muitos brasileiros viajam para fora do país para conhecer lugares e levam nossa a cultura para lá, então os proprietários pensaram em construir aqui um lugar que retratasse a cultura deles e ficasse próximo das pessoas daqui”, destacou o publicitário.

Com uma arquitetura franco-escocesa e inspirado no castelo de Glamis, localizado em Angus, na Escócia, são 20 cômodos, distribuídos em 4 andares, sem nenhum quarto, mas com 12 banheiros. Muito procurado por fotografos, para a realização de ensaios e gastronomia, como jantares, em ocasiões especiais, pois comporta até 200 pessoas em seu interior. Formado por seis torres, sendo quatro funcionais temáticas e duas decorativas.

Em decorrência da pandemia e conforme os decretos de restrição e medidas de prevenção ao novo coronavírus, o castelo está com duas atividades ainda liberadas ao público, mediante agendamento. São permitidas visitas de grupos de no máximo quatro pessoas, sendo que até seis se forem do mesmo grupo familiar, e crianças apenas maiores de 10 anos, que devem estar sempre próximas de seus responsáveis durante a visita. O horário de funcionamento é das 10h às 16h, diariamente e as reservas podem ser feitas pela Página do Instagram (@castelobritanico).

Aos domingos das 12h às 14h é servido o Brunch, uma mistura de café da manhã com almoço, refeição tradicional inglesa. A limpeza dos banheiros é realizada de hora em hora ou após cada visita, para manter a higienização do local.

Na entrada do castelo já é possível iniciar a imersão na cultura britânica, com uma exposição de louças decorativas da coroa inglesa. ao lado esquerdo fica localizada a sala Churchill, homenagem ao Sir Winston Leonard Spencer-Churchill, líder do governo que conduziu o Reino Unido à vitória na Segunda Guerra Mundial. nesta sala há diversos quadros com recortes de jornais inlgeses, mobília e decoração temática e e muitos objetos tradicionais.

No lado oposto fica o Pub, Prince of Wales, que apresenta características mais modernas e despojadas, com referência aos tradicionais bares ingleses, com imagens dos Beatles e a famosa cabine de telefone. Uma porta de acesso a área externa permite visualizar uma paisagem composta por um lago, alguns casebres antigos e um cenário que encanta os visitantes, não apenas os brasileiros, pois já passaram por ali franceses, espanhóis, ingleses e até turistas alemães.

No castelo não há rei, mas um felino já recebeu o nome de King (rei, em inglês), o gatinho alaranjado apareceu há alguns anos e passou a morar no local, e o mais surpreendente era a sua aparição sempre que o cozinheiro ligava o som com músicas clássicas.

Todos os detalhes foram pensados e reforçam os costumes e características britânicas, sejam as louças, a prataria, as portas, tetos e quadros. Desde os objetos que remetem a paixão da rainha Elizabeth por cavalos e os amantes de séries também irão associar muitas histórias ao seriado The Crown, que conta a história biográfica sobre o reinado da Rainha Elizabeth II.

No Salão inferior, denominado State Room fica a adega, com um clima mais gélido, no local há o teatro, elementos que fazem referência a igreja, um bar e também uma grande mesa para jantares, banquetes ou até mesmo um evento mais intimista, que pode ser realizado na adega, que fica em um ambiente separado. No segundo andar a sala Elizabethan Hall remete há 500 anos de história em um mesmo espaço, dividido entre as temáticas das rainhas Elizabeth I e Elizabeth II. Ainda neste andar fica a sala naval, Lord Nelson Room, que faz alusão as salas de guerra, dos tempos das grandes navegações, onde eram traçadas as rotas marítimas e de exploração. No terceiro andar, fica o terraço, com uma bela vista para a cidade de Siderópolis e uma torre escocesa.

O castelo é um espaço turístico e que valoriza a excelência gastronômica, com produções próprias dos responsáveis pelo local.

Serviço:

Castelo Britânico Persevere

Horário de funcionamento: de segunda a domingo das 10h às 16h, visitação mediante agendamento pela Página do Instagram (@castelobritanico). Aos domingos das 12h às 14h é servido o Brunch, uma mistura de café da manhã com almoço, refeição tradicional inglesa.

Visitações: grupos de no máximo quatro pessoas, sendo que até seis se forem do mesmo grupo familiar, e crianças apenas maiores de 10 anos, que devem estar sempre próximas de seus responsáveis durante a visita.

 

 

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

castelo britanico, castelo cocal do sul, castelo persevere

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo
Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo