Notícias de Criciúma e Região

CasaPronta: sucesso de público e avaliação positiva impulsionam expectativas para o próximo ano

A feira aconteceu no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma

A 21ª edição da Casa Pronta, realizada de 16 a 20 de outubro, em Criciúma, reuniu 50 mil pessoas, com grande aceitação e impacto positivo. A pesquisa de satisfação realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) ouviu 420 visitantes e 131 expositores, destacando a aprovação da feira em critérios como organização, infraestrutura e atendimento. O relatório apontou que 99,1% dos visitantes desejam retornar em 2025 e 99,8% estão dispostos a recomendar o evento. 

A feira é uma das principais dos setores de construção, mobiliário e decoração do Estado. Neste ano, a CasaPronta reuniu 200 expositores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. 

Perfil dos visitantes

A pesquisa revelou que 67,9% dos visitantes eram moradores de Criciúma, enquanto 32,1% vieram de outras cidades, atraindo turistas de municípios como Içara (9,8%) e Forquilhinha (2,9%), além de moradores de estados como Rio Grande do Sul e até mesmo dos Estados Unidos. As motivações da visita variaram entre lazer e entretenimento, apontado por 62,1% dos entrevistados, e interesses de negócios, mencionado por 32,9%. Dentre os produtos e serviços mais buscados estavam móveis e decoração (25,1%), imóveis e construção (24%), materiais de construção e acabamentos (23%), serviços e tecnologias para o lar (17,4%), maquinário e veículos (3,3%) e outros produtos (7,2%). 

Os expositores também expressaram satisfação com a CasaPronta, com 92,4% deles confirmando a intenção de participar na próxima edição e 99,2% recomendando o evento a outros profissionais dos setores. Além de novos negócios, os expositores destacaram a relevância da feira para o fortalecimento de parcerias e para a prospecção de clientes. As expectativas de negócios futuros foram consideráveis: 11,5% dos expositores estimam fechar contratos de até R$ 100 mil nos próximos meses, com casos chegando a R$ 1 milhão.

Impacto regional

A feira também contribuiu para a imagem positiva de Criciúma, com 62,8% dos visitantes declarando que sua impressão da cidade melhorou após a visita. Entre os aspectos mais elogiados estão a organização urbana, a infraestrutura e o potencial de crescimento econômico. A maior parte dos turistas optou por estadias curtas, com 47,5% permanecendo menos de um dia e 85,4% ficaram hospedados em casas de amigos ou familiares.

“A feira alcançou alto índice de satisfação, com 99% dos visitantes manifestando a intenção de retornar no próximo ano. A CasaPronta se consolidou como um evento estratégico para os setores de construção, decoração e imobiliário, atraindo um público diversificado e qualificado. Nossa missão é aprimorar cada vez mais a experiência dos expositores, oferecendo uma estrutura completa e suporte aos profissionais”, ressaltou a diretora comercial da NossaCasa Feiras e Eventos e organizadora da CasaPronta, Jaqueline Backes. Para Jaqueline, um dos grandes marcos deste ano foi o impacto positivo para a economia local, gerando visibilidade para Criciúma e fomentando o comércio.

As entrevistas foram realizadas entre os dias 17 e 20 de outubro. Os dados foram tabulados e analisados entre os dias 21 e 23 de outubro. As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores com experiência e treinamento específico em pesquisas de opinião.

Você também pode gostar