Há políticos que são dotados de grande carisma, aqueles detentores de grande fascínio aos olhos dos outros pelo conjunto de habilidades que possuem.
O carisma surge como uma inspiração a quem está próximo ou sob a influência deste magnetismo. Ele é o diferencial. A emoção que seu carisma desperta encanta e move seu público. Ele é capaz de influenciar quem está ao seu redor com muita naturalidade.
Não é possível simular o carisma.
Ao carismático é fundamental a capacidade de liderar. Sua postura transmite abertura e acessibilidade.
Pessoas dotadas de carisma sabem ouvir, elas oferecem sua atenção àqueles com os quais interagem, não interrompem durante a fala e se dispõe a compreender pontos de vista diferentes. Isto não quer dizer que se deixem levar, pelo contrário, são capazes de decidir com muito mais clareza.
Quem tem carisma tem bom humor. O sorriso no rosto é uma marca registrada. Isto não significa estar sempre feliz, significa ter inteligência emocional para conduzir dias bons e outros desafiadores sem “explodir” gratuitamente.
Carisma não se simula, ele é genuíno, ele aflora. Assim, conquista a confiança. Confiamos em quem nos transmite verdade, não é mesmo? Palavras, atitudes e intenções precisam ser autênticas.
Pessoas carismáticas são empáticas, elas conseguem compreender como o outro se sente e estabelecer uma conexão com ele.
A inteligência emocional lhes oferece o equilíbrio para gerenciar as situações embaraçosas.
O carisma anda de mãos dadas com a humildade. A humildade encanta, especialmente quando aquela pessoa tem muito de que se orgulhar.
O político carismático tem, entre seus atributos, o poder de tornar-se memorável aos olhos dos outros, a ele parece fácil conquistar a confiança com seu jeito de ser.
Quem tem carisma constrói sua popularidade sobre traços de personalidade reais. Não há como fingir ser carismático.
Há muitos exemplos de carisma na política, com certeza você consegue lembrar de algum e, ao lembrar, pode identificar estas qualidades que descrevi no texto.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.