De 2,8 milhões de empresas em funcionamento no Brasil na primeira quinzena de julho, 38,7% adotaram trabalho domiciliar como forma de prevenir o contágio por coronavírus, segundo os números do terceiro ciclo da Pesquisa Pulso Empresa, que integra as estatísticas experimentais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
No entanto, apesar da prática ter sido adotada em grande escala, muitos profissionais encontram dificuldades para se adaptar à nova rotina e conciliar as atividades profissionais com as tarefas domésticas, o cuidado com os filhos, o horário das refeições e o período de descanso.
“O trabalho remoto já vinha ganhando espaço nas organizações, mas a pandemia de Covid-19 acelerou esse processo, criando uma demanda pela capacitação dos profissionais, de modo a manter a produtividade”, aponta o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin.
Com foco nesse público, a entidade incluiu em sua agenda capacitações e treinamentos voltados a esses profissionais, como o curso on-line “Gestão do Tempo em Home Office”, que será oferecido nos dias 10 e 11 de setembro, com início às 19 horas.
“Já trabalhávamos com o tema administração do tempo em home office, mas agora o atendimento foi remodelado, para atender essa nova demanda de trabalho com ferramentas, trabalho com plataformas, trabalho on-line, trabalho remoto, que estão sendo exigidos de outra forma”, ressalta a facilitadora da capacitação, Tânia Aquino, especialista em Psicologia Organizacional e com ampla experiência em Gestão de Pessoas.
Desperdício
A psicóloga explica que hábitos e comportamentos, e até mesmo as tecnologias digitais, podem “roubar” tempo e desviar o foco dos profissionais. Por isso, a necessidade de planejar as atividades e montar uma agenda mensal, diária e semanal com metas objetivas. E estar preparado para lidar com as interrupções e os imprevistos.
“É preciso desenvolver o mindset para este momento, para o novo normal, que traz novos desafios. É um momento em que temos outros ‘desperdiçadores’, outras demandas e precisamos nos preparar com ferramentas para dar conta e apresentar ótimos resultados”, acrescenta Tânia.
A professora ressalta que, junto à parte teórica, durante o curso serão realizados também exercícios práticos com os participantes.
Informações e inscrições para o curso em www.acicri.com.br/cursos.