Notícias de Criciúma e Região

Capacidade da barragem do Rio Cocal terá aumento de 77,78%

Os trabalhos de ampliação, desassoreamento, limpeza e cercamento do local já estão na fase final

Entre os bairros Cristo Rei e Jardim Itália, está localizada a barragem do Rio Cocal, que é a principal represa do município de Cocal do Sul. Visando aumentar a capacidade reservatória, a estrutura está passando por obras de ampliação e desassoreamento. Os trabalhos estão na reta final, restando apenas a colocação de cercamento.

De acordo com o diretor do Samae, Alisson da Silva, anteriormente, a represa possuía área de 3.862m². Com os trabalhos, todo o trecho terá 5.744 m². As obras contaram com, aproximadamente, 1,5 mil caminhões de lodo e terra, além de máquinas de escavadeira. O montante investido foi cerca de R$ 215 mil, por meio de recursos próprios da administração.

“Após a limpeza do assoreamento da bacia da barragem, a capacidade de reserva passou de 9,9 mil m³ para 17,6 mil m³, tendo como resultado uma capacidade de volume de reserva aumentada em 77,78%”, detalha Silva. Ainda segundo o diretor, há 15 anos não era realizada limpeza no rio e nem uma obra como esta.

O prefeito de Cocal, Fernando de Fáveri, frisa que os trabalhos não param com essa obra e que outras barragens serão ampliadas no município. “O próximo passo será a ampliação da barragem da Linha Vicentina, depois na Linha Ferreira Pontes, além da possibilidade de aquisição de uma nova barragem”, declara.

Você também pode gostar