Notícias de Criciúma e Região

Candidatos à prefeitura de Criciúma recebem proposições elaboradas por especialistas da Unesc

Material, com 12 eixos temáticos, foi entregue após evento em que os seis postulantes ao Executivo apresentaram projetos para um possível governo

Um caderno repleto de dados sobre as principais áreas de Criciúma para apresentar as proposições da comunidade acadêmica da Unesc. O material, elaborado por aproximadamente 60 especialistas da Unesc foi entregue a cada um dos seis candidatos a prefeito da cidade durante o evento Diálogos Propositivos, iniciativa realizada pela Universidade nesta terça-feira (17).

Durante o evento, que lotou o auditório do Centro de Inovação Criciúma (CRIO) com uma plateia qualificada de colaboradores, professores e acadêmicos da Unesc, os postulantes ao Executivo da maior cidade da região responderam às perguntas elaboradas pelos técnicos da Instituição.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, enfatizou que o propósito do evento foi dialogar sobre a cidade para aprimorá-la cada vez mais, uma das finalidades de uma Universidade Comunitária como a Unesc, que se dedica a estudar Criciúma e elencar quais as necessidades com o objetivo de direcionar os projetos e a formação dos estudantes nesta linha.

“Os candidatos a prefeito participaram de um diálogo absolutamente respeitoso, bem feito e bem conduzidos pelos mediadores da NSC que nos acompanha nesta iniciativa. Acredito que os objetivos foram plenamente atingidos e concluímos ao entregar as propostas que as nossas equipes elaboraram, além de obter o termo de compromisso de cada um dos candidatos com a sustentabilidade e perenidade da Instituição. Concluímos que foi um evento de propósito. Foi fantástico”, enfatizou.

Os temas abordados durante o Diálogos Propositivos foram Políticas Sociais; Desenvolvimento Econômico; Novas Matrizes Econômicas; Educação; Infraestrutura; Urbanização; Saúde; Segurança Pública; Transporte Urbano; Turismo; Inovação e Empreendedorismo e Crise Climática.

Ao participar da entrega das proposições, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Caion Alves, enfatizou que, naquele momento, representava mais de 15 mil estudantes, colaboradores e toda a comunidade acadêmica. 

“São mais de 20 mil pessoas que passam pela Instituição todos os dias, o que tem um significado enorme, afinal, a Unesc é a única Universidade Comunitária do Sul do estado. Nós, de fato, somos a espinha dorsal desta cidade. Os criciumenses pediram que a Unesc nascesse, e estar em desacordo com a Unesc é estar contra o desejo da sociedade. Um político anda com uma multidão e, ao lado de quem comandar a cidade a partir do ano que vem, terá mais de 20 mil pessoas focadas no crescimento da cidade. Ser parceiro da Unesc, é ser parceiro de Criciúma”, afirmou.

Mais de cinco décadas de contribuição

A reitora Luciane Ceretta ainda lembrou que a Unesc foi constituída há 56 anos em um movimento pré-eleições, em que a sociedade civil organizada solicitava a constituição de fundação educacional para formar os moradores da região. “A nossa Universidade tem contribuído todos os dias com o desenvolvimento social, econômico, ambiental de toda a região e se conecta internacionalmente para que as melhores práticas sejam trazidas e contribuam com o desenvolvimento, eixo de nossa visão”, ressaltou.

“Entendemos que, enquanto comunidade acadêmica, precisávamos trazer os candidatos à prefeitura de Criciúma para apresentar as propostas nos 12 eixos que consideramos essenciais para o desenvolvimento de nossa cidade. Acredito que assim, teremos uma forma de desenvolver e reconhecer as propostas para termos em mente o que podemos fazer pela nossa cidade. Aquele que estiver à frente de Criciúma em 2025, terá ao lado uma comunidade acadêmica inteira, assim como foi ao longo destes 56 anos”, acrescentou Luciane.

Temas abordados:

Políticas Sociais (Assistência Social, Cultura e Esporte);

Desenvolvimento Econômico;

Novas Matrizes Econômicas;

 Educação;

Infraestrutura da Cidade;

Urbanização da Cidade;

Saúde;

Segurança Pública;

Transporte Urbano;

Turismo;

Inovação e Empreendedorismo;

Crise Climática.

 O que dizem os candidatos sobre os Diálogos Propositivos:

Arlindo Rocha: “Reafirmo o entendimento que tenho sobre a Unesc como um instrumento que promove o conhecimento na nossa região, ou seja, é uma ferramenta de desenvolvimento real que contribui muito. A oportunidade de podermos compartilhar conhecimento neste evento é excepcional”.

 

Jorge Godinho: “É uma oportunidade para que os candidatos apresentem as ideias e para o eleitor observar quem tem projetos e compreende a sociedade como uma força. Nós como candidatos a prefeito temos a responsabilidade de levar as ideias para a população e este evento é uma grande oportunidade”.

 

José Paulo Ferrarezzi: A Unesc sempre foi idealista de propostas para a cidade como inovação, entre outras áreas. A Universidade sempre faz o seu papel e sempre contribui com o que necessitamos na administração da cidade. Este espaço de diálogo é muito importante para a apresentação de ideias”.

 

Julio Kaminski: “Todos os eventos que a Unesc promove são de grande valia porque estamos tratando com pessoas que realmente pensam no desenvolvimento, não só do município de Criciúma, mas de toda a região Sul do estado. Estou feliz em estar neste evento que tem a proposição como objetivo”. 

 

Ricardo Guidi: “É mais um grande evento em que temos a oportunidade de apresentar as nossas ideias e propostas para Criciúma, o que é fundamental na democracia, para que os eleitores conheçam o pensamento dos candidatos. A Unesc tem um papel de destaque na sociedade do Sul catarinense em todas as áreas”.

 

Vagner Espindola: “Parabenizo e agradeço a Unesc por esta grande iniciativa. É sempre um momento de grande importância para os candidatos a prefeito de Criciúma, pois nos dá a oportunidade para apresentar as ideias, especialmente, neste momento no campo da inovação, mas também tratando de outros temas”.

Você também pode gostar