Notícias de Criciúma e Região

Campanha na Capital tem novo capítulo

Na Capital, a briga entre criatura e criador está cada vez mais acirrada. Mas neste novo episódio, Topázio Neto (PSD) levou a melhor em cima de Gean Loureiro (União) e, consequentemente, de Dário Berger (PSDB) que vem recebendo apoio incondicional de Gean após este romper com Topázio. Tanto que antes mesmo do início da campanha eleitoral, Gean vinha publicando e impulsionando nas redes sociais uma série de vídeos, chamada de “Papo Reto”, criticando o atual prefeito, apresentando dados do tempo em que era prefeito e comparando com os números de agora. 

A estratégia para “negativar” a imagem de Topázio não passou despercebida pelos juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE SC) que, por unanimidade, o condenaram nesta terça-feira, 20, a pagar R$ 5 mil pelas publicações (o pedido inicial do PSD, que fez a denúncia era de R$ 30 mil). O valor é irrisório e a decisão deve ainda ser discutida, contudo, a pior parte é que, até lá, Gean fica proibido de impulsionar conteúdos que contenham críticas a Topázio. Assim, o principal cabo eleitoral de Dário fica prejudicado num período crucial da campanha. Aguardemos quais serão as próximas estratégias. 

 

Campanha em Criciúma

Enquanto isso, em Criciúma, o prefeito Clésio Salvaro (PSD) passará mais alguns dias em licença para poder investir pesado na campanha de seu pupilo, Vagner Espíndola, o Vaguinho. 

“Esta licença tem como objetivo garantir total desvinculação das atividades da prefeitura, respeitando rigorosamente as regras eleitorais vigentes, reafirmando meu compromisso de gestor público com a transparência e a ética, de modo a evitar qualquer interpretação equivocada”, diz a nota publicada por Clésio Salvaro.

De fato, há muito o que ele fazer, porque o governador Jorginho Mello (PL) também não vem medindo esforços para reforçar a campanha do principal adversário de Vaguinho, o deputado federal Ricardo Guidi (PL). No último final de semana, os dois foram vistos circulando juntos durante o jogo do Criciúma.

 

Competitividade

Jorginho Mello/ Foto: Divulgação CLP

Santa Catarina é destaque mais uma vez na pesquisa nacional que mostra o Ranking de Competitividade dos Estados. No geral, o estado aparece em 2° lugar, atrás apensa de São Paulo. Já na região Sul do país, Santa Catarina ficou em 1° lugar.

De acordo com a pesquisa, SC está em primeiro lugar no quesito Segurança Pública, com destaque para a segurança pessoal, segurança patrimonial e qualidade da informação de criminalidade, e a transparência com os dados.

O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP) e avalia diferentes áreas. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira, 21, em Brasília.

 

Conectividade em SC

Nesta terça-feira, 20, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett reuniu-se em Chapecó com representantes das cooperativas filiadas à Aurora, liderada pelo presidente Neivor Canton, para debater a proposta que tem como objetivo levar conectividade para 100% do território catarinense. Hoje 90% das pessoas que moram em SC têm acesso à internet, mas apenas 60% do Estado possui cobertura. O encontro contou com os presidentes das maiores cooperativas do agronegócio catarinense.

 

Infrações aduaneiras

A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu recentemente, por maioria, que o instituto da prescrição intercorrente se aplica às infrações aduaneiras. A 1ª Turma da Corte Superior já havia entendimento nesse sentido. Sendo assim, diante destes precedentes, o advogado Leonardo Pacheco, sócio do Núcleo Tributário e Aduaneiro da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, explica que os importadores que possuem processos administrativos de multa decorrente de infração aduaneira lavrados contra si, que ficaram ou estão paralisados há mais de três anos aguardando decisão administrativa, poderão buscar o Judiciário para reconhecer a prescrição intercorrente e, por consequência, extinguir a penalidade lavrada.

 

BR-282

Agilidade na licitação para contratação da empresa que fará o projeto de duplicação da BR-282 é o que está reivindicando ao Ministério dos Transportes a Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC).

O presidente Helon Rebelatto observa que a recuperação total e a duplicação da rodovia federal tornaram-se necessidades urgentes para a economia de Santa Catarina. O Ministério dos Transportes anunciou que faria a licitação para contratação do projeto de duplicação da BR-282 no trecho de São Miguel do Oeste a Lages, ligando o extremo-oeste com o planalto catarinense.

 

Luto

Faleceu nesta terça-feira, 20, o empresário Angelo Alberto Chiodini, pai do deputado federal e candidato a prefeito por Itajaí, Carlos Chiodini (MDB). Angelo Chiodini também foi o fundador da rede de postos Mime e da Agricopel Distribuidora de Combustíveis, ambas empresas com sede em Jaraguá do Sul. 

 

Você também pode gostar