Notícias de Criciúma e Região

Camas são improvisadas no altar da Catedral de Tubarão

Igreja abre as portas para receber famílias desabrigadas pelas chuvas

As famílias que precisaram deixar suas casas devido as chuvas em Tubarão, começaram a chegar desde ontem, 3, na Catedral Diocesana do município. O local abriu as portas para receber os desabrigados, como a dona de casa Gisele Borges, 42 anos, moradora do bairro Andrino que junto ao filho e o marido foram levados para a catedral, antes mesmo que a água chegasse à sua casa. “Falta pouco para entrar e inundar tudo. Só vamos embora quando a água baixar. Lembro das chuvas de 1974, quando aconteceu a mesma coisa”, lamenta.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Moradora do bairro Passagem, dona Juceli Maria Pereira Medeiros, 73 anos, também precisou sair de sua casa, antes que a água do rio invadisse. “A situação por lá, não está boa, não”, disse em tom entristecido.

Gisele Borges foi para o local com o filho e o marido

Camas improvisadas no altar 

O padre e pároco da catedral, Eduardo Rocha, informou que em torno de 120 pessoas encaminhadas pela Prefeitura e Defesa Civil estão abrigadas na catedral. No espaço é disponibilizado camas com colchões, comida e roupas.

Moradora do bairro Passagem, dona Juceli, 73 anos, precisou sair de casa

“Temos aqui famílias inteiras. Desde ontem, a catedral está aberta com os voluntários da paróquia oferecendo serviços que vão desde  acolhimento, cadastramento e auxílio médico”, destaca o pároco. A proposta segundo ele é de manter as pessoas ali até quando for necessário. “O interessante é a generosidade da população, pois desde ontem está chegando comida, água, roupas. É impressionante a solidariedade do povo de Tubarão”, fala em tom agradecido.

Doações foram chegando durante o dia

E realmente a solidariedade era visível. No tempo em que a equipe do Portal Litoral Sul estava no local, moradores de diversos bairros do município, chegavam com doações. A engenheira civil Paula Zanette foi uma delas, ela chegou na catedral levando produtos de higiene, roupas de cama, roupas e alimentos. “É importante ajudar quem está aqui acolhido”, disse ela.

A Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) iniciou a arrecadação de produtos. Podem ser doados alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, fraldas descartáveis infantis de qualquer tamanho, roupas de cama diversas, em especial cobertores, edredons, lençóis, travesseiros, toalhas de banho e de rosto e até mesmo colchões. Quem puder fazer estas doações basta entrar em contato com a fundação que uma equipe irá até o local pegar estes materiais, ou ainda entregá-los diretamente na sede da entidade, localizada na Rua São Manoel, na Casa da Cidadania. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3906-1037 ou 3906-1036.

Você também pode gostar