Notícias de Criciúma e Região

Câmara derruba veto que isenta portadores de doenças graves do pagamento de IPTU

O veto do Executivo ao Projeto de Lei PL nº 69/2019, de autoria do vereador Ademir Honorato (MDB), que prevê a isenção do pagamento de IPTU aos portadores de doenças graves, foi derrubado pelos parlamentares na Sessão desta terça-feira, 26. O veto foi rejeitado com nove votos contrários, quatro a favor e uma abstenção. Três vereadores não estavam na sessão de hoje, e justificaram ausências.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A matéria prevê a isenção do pagamento de IPTU aos portadores de neoplasia maligna (câncer), paralisia irreversível e incapacitante, Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla (EM), e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que no Brasil, no biênio 2018-2019, cerca de 600 mil casos novos de câncer deverão ser registrados. “A cidade é um dos municípios sem essa isenção. E o município de Içara já tem a isenção há 15 anos. É a oportunidade de direito para essas pessoas. A comunidade está esperando, o povo quer”, disse o autor da matéria.

Conforme justificativa do Executivo, a concessão da isenção prevista no PL, “implicaria em evidente perda de arrecadação, tendo em vista o vasto rol de doenças que se enquadrariam como passíveis de isentar o seu portador”.

Paralelo a isso um requerimento que cria comissão para analisar possível impacto financeiro na arrecadação do IPTU do PL 69/19 foi aprovado. O requerimento foi de autoria do vereador Aldinei Poelecki (Republicanos).

Você também pode gostar