Notícias de Criciúma e Região

Câmara de Criciúma escolhe seus vereadores mirins nesta semana

Votação começa nesta quarta-feira, 9 e segue na quinta e sexta-feira, nas próprias escolas

Falta pouco para os alunos de 25 escolas públicas e particulares de Criciúma decidirem quem será o seu candidato para a 7ª Legislatura Mirim da Câmara Municipal. A votação começa nesta quarta-feira, 9 e segue na quinta e sexta-feira, nas próprias instituições de ensino, e conta com 6.400 eleitores do 5° ao 9° ano.

A coordenadora técnica do projeto Juliana Ronsoni conta que desde julho, quando o edital foi lançado, os 57 candidatos inscritos, do 7° e 8° ano, surpreenderam com as peças publicitárias de suas campanhas eleitorais. “Foi muita criatividade, além de engajamento. Eles realmente estão interessados em trabalhar para representarem aqueles que lhes confiarem o voto”, comemora.

“E teve mais uma questão que chamou muita atenção. As meninas superam os meninos no número de concorrentes, são 30 candidatas e 27 candidatos”, destaca a presidente Roseli De Lucca (PSDB), acrescentando que, além de estimular o exercício da cidadania e a participação da juventude no poder legislativo, o projeto ainda envolve as mulheres na política, desperta o interesse delas desde cedo.

Sobre como serão escolhidos os pequenos parlamentares quem explica é o vereador coordenador do projeto, Juarez de Jesus. “Como cada escola escolhe um candidato, chegaremos a 25 nomes. Destes, serão eleitos os 17 mais votados (proporcional ao número de alunos eleitores de cada unidade de ensino). Vamos trabalhar com percentuais.”

O edil ainda acrescenta que para refletir ainda mais a realidade da Câmara de Criciúma, o mandato, que nas outras edições era exercido em apenas um ano, foi estendido para dois. E as novidades não param por aí. De acordo com o coordenador, os três vereadores mais votados irão conhecer a Câmara dos Deputados, em Brasília.

Apuração – A contagem dos votos acontece na sexta-feira, 11, a partir das 18 horas, no Salão Ouro Negro (Prefeitura Municipal). Será auditada por um representante do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e pode ser acompanhada por todos os interessados.

Cronograma de votação

Quarta-feira

Colégio Rogacionista – Pinheirinho

EEB Antônio Milanez Netto – São Defende

EEB Humberto de Campos – Pio Corrêa

EMEB Prof. Francisco Skrabski – Brasília

EMEB Prof. Marcílio Dias de San Thiago – Vila Manaus

EMEB Profª Iria Zandomênego De Luca – Archimedes Naspolini

Escola S (Sesi) – Comerciário

SATC – Universitário

Unesc – Universitário

Quinta-feira

EEB João Frassetto – Santa Luzia

EMEB José Cesário da Silva – Nossa Senhora da Salete

EMEB José Contim Portella – São Sebastião

EMEB Luiz Lazzarin – Rio Maina

EMEB Marechal Rondon – Centro

EMEB Pe. José Francisco Bertero – São Simão

EMEB Prof. Casemiro Stachurski – Linha Batista

EMEB Serafina Milioli Pescador – Operária Nova

Marista – Pio Corrêa

Sexta-feira

EMEB Adolfo Back – Jardim União

EMEB Filho do Mineiro – Metropol

EMEB Giácomo Búrigo – Mãe Luzia

EMEB Pascoal Meller- Santa Augusta

EMEB Pe. Paulo Petruzzellis (Bairro da Juventude) – Pinheirinho

EMEB Prof. Maria de Lourdes Carneiro – Vila Francesca

Universitário – Centro

Você também pode gostar