Calça é democrática, traz praticidade para o dia a dia e também soma conforto. Uma ótima opção para usar no trabalho, porém nem todos os tipos são boas opções para uma boa imagem profissional potente. Aprenda com esta publicação e faça escolhas mais assertivas nos seus looks.
Calça reta
Começando pela mais democrática de todas, a calça reta pode ser usava em todos os tipos de corpos e também em todos os ambientes profissionais. Este modelo é aquele que desde reto desde seu quadril e termina no ossinho do tornozelo, sem muito tecido, mas também não fica justa na perna. Quando é de tecido fica mais formal e quando é jeans fica mais casual.
Calça pantalona
A segunda mais democrática em combinar com corpos e também ambientes profissionais é a pantalona, que difere da reta por ter mais tecido, ou seja, ela fica mais larguinha nas pernas e também comunica mais elegância na imagem. Cuidado de extrema importância com esta calça é a barra dela, que não pode arrastar no chão e também não deve ficar acima de 2 a 3 centímetros.
Calça flare
Modelo que geralmente agrada a maioria das mulheres por ficar mais justo na região da cintura e quadril, porém se adequa melhor aos ambientes profissionais por equilibrar a silhueta com sua abertura inferior, geralmente após o joelho. Este modelo também requer uma atenção para a barra e o sapato, assim como a pantalona, já que a barra deve ficar nas medidas ideais: entre 2 a 3 centímetros do chão já com o sapato.
Calça alfaiataria
Tem se tornado um clássico e facilmente encontrada nas lojas nos últimos meses, a calça de alfaiataria veio para agregar na imagem profissional das mulheres. Também se adequa a vários tipos de corpos e soma formalidade e maturidade na imagem, podendo ser combinada com muitos tipos de blusas e sapatos. A proposta desta calça é ser de tecido, mais larguinha nas pernas e a barra terminar no ossinho do tornozelo.
Calça jeans
Não poderia deixar de fora a queridinha das pessoas em geral, a calça jeans! Ela que pode ser encontrada em qualquer modelo citado acima, mas requer uma atenção para o uso em ambientes profissionais já que comunica casualidade, proximidade e não se adequa em todas as profissões. Lembre então, que a calça jeans não é formal, mas se você quiser usar ela no ambiente de trabalho deve optar por um jeans mais escuro, sem rasgados, manchados, tachinhas ou estonados. Quanto mais escura e sem detalhes, melhor se adequa na imagem profissional potente.
Evitar
Assim como sugiro os modelos, vamos lembrar quais devem ser evitados nos ambientes profissionais se você quiser transmitir uma imagem profissional de sucesso, com credibilidade e potência. São os modelos: skinny, legging, boyfriend, cigarrete e cropped. De uma forma geral, eles até poderiam entrar como opção, mas teria de ser analisado a área de atuação e o estilo da mulher. Se você ainda não passou por um processo de Consultoria de Estilo para saber seus modelos, evite estes.
Aprendendo mais sobre os tipos de calça, espero que facilite suas escolhas na hora de comprar e se vestir para o trabalho. Dúvidas e comentários são sempre bem vindos, me conte o que achou em @marinanuernberg_consultoria.
Marina Nuernberg é Consultora de Estilo, especialista em atendimento feminino com 14 anos de experiência no mercado da moda. Nesta coluna quinzenal ensina como você pode externar seu potencial através da imagem. Acesse este link para saber mais: https://marinanuernberg.com.br