Café de ideias CDL: confira dicas de prevenção contra golpes virtuais
Café de Ideais da CDL trouxe dicas e forma de prevenção contra golpes virtuais
O grande aumento no número de golpes virtuais, especialmente, nos dois últimos anos de pandemia da Covid-19, gera um alerta. Como existe uma grande dificuldade de identificar os chamados cibercriminosos, a melhor forma de segurança, quanto a esse tipo de golpe, é a prevenção. O assunto foi tema do Café de Ideias da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma. O encontro foi realizado neste quarta-feira, dia 22, no auditório da entidade.
📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
“É uma coisa que está acontecendo com todo mundo: o roubo de dados, a falsidade ideológica na internet, redes sociais clonadas. É um problema não só para as pessoas, mas, também, para a as empresas. Então resolvemos tratar desse assunto, ver o que podemos fazer. A polícia tem dificuldade em identificar esse meliante digital. Então a prevenção é a melhor forma para nos cuidarmos”, destaca o presidente da CDL, Tiago Marangoni.
Diversos lojistas e comerciantes de Criciúma, participaram do encontro. Segundo Marangoni, diversos empresários estão sendo alvos desses golpes na cidade.
“Tem muito gente. Todo dia aparece uma pessoa: ‘clonaram a conta da minha empresa do instagram, clonaram do facebook. Pessoal, oh, tem gente se passando por mim, tão pedindo dinheiro, tão pedindo pix’. Todos os dias, por exemplo, eu recebo um boleto golpe que utiliza o nome de uma empresa fornecedora do meu estabelecimento. ‘ah segue o boleto atualizado’. Tem que estar atento, se não está atento e cair no golpe, depois tem que pagar o dobro, é muito complexo. Então tem que estar bem forte na prevenção”, comenta o presidente.
Veja dicas de prevenção
Durante a palestra “Como evitar clonagem de whats, roubo de senhas e de dados e outros golpes do mundo virtual”, o entusiasta da inovação e fundador da Sysdata Tecnologia, Sérgio Vendramini deu diversas dicas. Enre as três principais, segundo ele, está primeiramente a ativação da autenticação em dois fatores.
“Principal dica, tanto whats e qualquer rede social existe um recurso de autenticação de dois fatores. Algumas plataformas chamam de duplo fator de autenticação. O que é a autenticação, é o seu usuário e senha para entrar. Se esse usuário e senha for frágil, alguém vai roubar. Então se tem o duplo fator de verificação você recebe uma contrasenha para depois entrar. Meio que garante que é você mesmo”, destaca Vendramini.
Segundo ele, deve-se ativar o fator de autenticação dupla em tudo o que for possível. “Esse duplo fator de autenticação tem que ser usado para tudo que for possível. Whats, rede social, e-mail da empresa, rp da empresa, existem formas de fazer isso para todos os softwares. É importante investir nessa característica do fator de autenticação”, explica.
Além disso, outro fator importante é que se mantenha diversos back up dos dados. “Sempre tenha um back up dos dados. Porque se um dia acontecer de ser clonado, ser criptografado você tem onde buscar as informações. Então sempre tenha um back up com os dados”, comenta. “Para finalizar, outra dica, é nunca pagar o hacker que pede resgate. Porque dificilmente ele vai devolver os dados e você acaba fomentando esse mercado”, finaliza.
Prevenção é importante
Para Sérgio encontros como o ocorrido nesta quarta-feira, dia 22, são importantes. Principalmente para levar conscientização aos empresários da importância da cybersegurança, além de dicas de prevenção para que eles não sejam vítimas de golpes virtuais.
“Muito importante essa ideia da CDL. Bem interessante. Por conta da pandemia, nesse momento, se criaram diversos cybercriminosos. Não tinha o que fazer, entende de TI. ‘ ah vou ficar em casa invadindo empresa para ganhar dinheiro fácil’. Nos últimos anos, desde que começou, o crescimento foi exponencial”, ressalta. “Importante levar esse conhecimento, porque as vezes o que falta não é má vontade. É falta de conhecimento”, finaliza Vendramini.