Notícias de Criciúma e Região

Cães ajudam PM e multiplicam por cinco apreensões armas e drogas

No período de janeiro a dezembro de 2020, o Canil (K9) de Criciúma auxiliou na apreensão de um total de 411 kg de entorpecentes. Foram 374 kg de maconha, 28 kg de cocaína, 9 kg de crack, números que somados representam 5 vezes mais do que foi apreendido no ano de 2019, conforme o gráfico da Agência de Inteligência do 9º BPM. No ano de 2020, somaram 89, o número de as armas de fogo retiradas de circulação, aumentando 10% em relação ao ano de 2019.

Com um total de 9 cães, o plantel altamente capacitado de cães está pronto para vários tipos de ocorrências. Subordinado ao 9° Batalhão da Polícia Militar de Criciúma (9°BPM), o Pelotão de Policiamento com Cães (PPC) / K-9, pertence a Companhia de Patrulhamento Tático (CPT), comandado pelo 1º Tenente Giovanni Fagundes dos Santos.
O cão Argos (Pastor Alemão), é especializado em Faro de Explosivos, sendo que somente dois cães no Estado são homologados para esse tipo de treinamento, sendo também qualificado para atuar na área de mata em Busca e Captura, assim como o cão policial Cronos (Pastor Alemão), que além disso possui especialização para Guarda e Proteção.
O Canil conta também com os cães Flecha (Pastor-belga de Malinois), Marley (Labrador), Jäger (Pastor Alemão) e Glock (Pastor-belga de Malinois), especializados em Faro de Entorpecentes e Armas, sendo estes dois últimos também adestrados para Guarda e Proteção. Outros três cães, sendo o Zeus (Dobermann), Corona (Pastor-belga de Malinois) e o Kira (Pastor Alemão), ainda estão sendo treinados para Faro de Entorpecentes, Busca e Captura e Guarda de Proteção.

O apoio dos cães no serviço policial foram essenciais para que em muitas missões fosse possível localizar drogas, armas e munições.
Para o Soldado Rodrigo que atua K-9 o batalhão, é uma ferramenta eficiente e rápida na localização dos entorpecentes, sendo possível localizar o ilícito em poucos minutos, o que poderia levar horas de buscas. ‘’O Cão Policial Marley neste ano de 2020 foi destaque na localização de entorpecentes, tendo tido êxito em muitas ocorrências na apreensão de drogas, substituindo a altura a Cão Policial Flecha, que está se aposentando neste ano.’’ conta Rodrigo.

 

 

Você também pode gostar