Circuito das cachoeiras

A região sul de Santa Catarina é destaque pelas suas belezas naturais. Nessa temporada de calor, os rios e cachoeiras de Siderópolis e Treviso recebem um grande número de banhistas, tanto moradores locais quanto turistas. E as opções são variadas, há rios pouco visitados e alguns desses locais oferecem uma estrutura para quem quer aproveitar as águas limpas da serra e ainda fazer um churrasco com os amigos e a família.

Os rios são um atrativo e tanto para os que detestam as filas para a praia, ou o incômodo das areias lotadas. O bioquímico João Paulo Novelli é morador de Siderópolis, e sua preferência para os dias quentes é permanecer na sua região. “O melhor é que posso ir até de bicicleta, não me estresso com o trânsito. Eu aproveito ao máximo o contato com a natureza e a sensação de liberdade que só nossos antepassados tinham. O ar puro, o barulho da cachoeira e dos pássaros dá a sensação de me sentir mais vivo”, destacou Novelli.

Esses locais ficam a poucos quilômetros do centro das duas cidades. O Portal Litoral Sul traz cinco cachoeiras com acesso fácil e diversão garantida:

Cachoeira Cirenaica

Considera uma das mais bonitas do estado, a Cirenaica fica a 7 km do centro de Treviso. O caminho é por estrada de chão, porém, bem sinalizada. Os banhistas podem encontrar uma trilha através do Dois Dedos – Gastronomia e Lazer, empreendimento inaugurado em agosto de 2017 e que melhorou o acesso com escadas e corrimões. Piscinas naturais e quedas da água encantam os visitantes. A vista da Serra Geral é um atrativo a mais.

Cachoeira da Guanabara

Também próximo ao centro, cerca de 8 km, é outra opção de lazer no município. Com poucos visitantes, ela é um chamativo para quem procura paz e sossego. Possuí uma capela de Nossa Senhora Aparecida, que encanta o turismo religioso, um dos grandes atrativos do município.

 

Rio Manin

Um dos balneários mais visitados, localizado a 7 km do centro de Treviso e 11 km de Siderópolis, recebe nos finais de semana centenas de moradores das duas cidades. Possuí uma variedade de locais de banho para todas as idades. Famílias costumam organizar churrascos a beira do rio e movimentar os quiosques do local. O diferencial é a cachoeira localizada abaixo da ponte de acesso. Através de uma trilha curta e simples é possível chegar até ela e se encantar com a gruta em meio as pedras.

Cachoeira do Biancchini

Conhecida em toda região, a Cachoeira do Bianchini atrai diversos banhistas em todos os dias do verão, por ser próximo ao centro de Siderópolis (cerca de 10 km) e por sua queda de 12 metros de altura, um chamativo para os aventureiros e aventureiras. É possível encontrar nas redes sociais diversos vídeos de pessoas pulando dela. Mas muito cuidado, pois igualmente aos rios da região, o local não possuí salva vidas.

Cachoeira Fontanela

Muito próximo ao centrinho da comunidade do Rio Jordão, há 8 km do centro de Siderópolis, fica o Balneário Fontanela. A cachoeira chama a atenção dos banhistas pelo fácil acesso e pela beleza. É possível estacionar o carro bem próximo ao local e aproveitar a água e a natureza.

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.