NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

Busca pelo autoconhecimento cresce. Uma tendĂȘncia de mudança de comportamento para estar mais perto da natureza

Os quilĂŽmetros de distĂąncia entre Manaus e Garopaba, vĂŽos conexĂ”es, temperatura baixa (AmazĂŽnia nesta Ă©poca do ano estĂĄ 30Âș, sul de SC alcança 14Âș), nĂŁo impediram o casal Tyohar Mamoud Amed 47 anos, Cibelli Amed de seguir os degraus da busca do autoconhecimento. Cinco dias de imersĂŁo nos ensinamentos de ioga, chackras, mudrĂĄs, kochas, no alto de uma montanha em Garopaba, rodeados de mata atlĂąntica e na companhia de pessoas de todo o Brasil.

Entre em nosso grupo e receba as notĂ­cias no seu celular. Clique aqui

O segmento de indivĂ­duos em busca do bem-estar mental e o encontro consigo mesmo sĂł cresce. Uma tendĂȘncia de comportamento apontada por grandes empresas de pesquisas. Pesquisa “Estilos de Vida 2019”, realizada pela Nielsen, mostrou que 42% dos brasileiros estĂŁo mudando seus hĂĄbitos, para provocar menos impacto ao meio ambiente, ter mais contato com a natureza e com eles prĂłprios.

Na pesquisa 10 Principais TendĂȘncias Globais de Consumo 2019, a Euromonitor mostra que o momento FOMO (Fear of Missing Out), do medo de ficar de fora de algo estĂĄ se transformado para o JOMO (Joy of Missing Out), que Ă© a alegria de nĂŁo participar, ficar mais consigo mesmo e fazer o que gosta, e nĂŁo do grupo. Esta mudança de postura indicada na pesquisa Euromonitor mostra uma busca pelo bem-estar mental e o encontro consigo mesmo.

ExperiĂȘncias autĂȘnticas

Os brasileiros buscam por experiĂȘncias autĂȘnticas, afastando-se do materialismo em favor da simplicidade. Investir no autoconhecimento abre as portas para a evolução pessoal jĂĄ considerado uma tendĂȘncia mundial. Foi o que fez, o agora professor de artes, Leonardo Spirlandelli, 23 anos, do interior de SĂŁo Paulo. Antes, fez curso de recursos humanos e trabalhou como vendedor, procurou na ioga a conexĂŁo com sua essĂȘncia.

“Vim em busca de coragem. Estou passando por um momento de transição da minha vida, uma troca de profissĂŁo. Quero viver sem medo e me observar”, apontou depois de horas de meditação, asanas e aulas de respiração ao som de passarinhos e ĂĄrvores ao vento num retiro na Montanha Encantada sobre introdução Ă  yoga integrativa. Confessa ser inseguro e nos momentos de reflexĂŁo no retiro “senti mais comigo mesmo, senti meu corpo e me acalmei”, descreveu a experiĂȘncia.

Filtro para os aspectos negativos

Para ele, o tempo que tirou para cuidar de si, serviu com um portal e um filtro dos aspectos negativos que costumam surgir na mente “Uma espĂ©cie de purificação acontece”. O casal de Manaus e o Leonardo se juntaram ao grupo que permaneceu cinco dias de imersĂŁo, com horĂĄrios para internet, sem tv e alimentação mais natural, nada de ĂĄlcool.

TambĂ©m aulas teĂłricas e prĂĄticas sobre os Yamas e Niyamas (princĂ­pios Ă©ticos e observĂąncias); os cinco Koshas (corpos ou dimensĂ”es que compĂ”e o Ser); os Chakras ( centros de energia); Pranayamas (movimentos respiratĂłrios); e ainda oficinas de Asanas (posturas de Yoga). A professora Rosana Reginatto, da Montanha Encantada, esclarece que o curso de Introdução ao Yoga Integrativa Ă© um portal, onde os praticantes podem acessar conteĂșdo internos atravĂ©s das prĂĄticas e da filosofia abordada.

Durante a imersĂŁo, os participantes tiveram prĂĄticas de mudrĂĄs, meditação, ayurveda e palestra sobre sutras, alĂ©m de um passeio na trilha da Praia do Ouvidor, com vivĂȘncia meditativa. A programação ainda contou com vivĂȘncias noturnas com canto de mantras, danças circulares e cerimĂŽnia com as qualidades dos Chakras.

Levar para o cotidiano

A personal traine gaĂșcha, 28 anos, Juliane Carvalho, aos poucos vem transformando o seu cotidiano depois de um perĂ­odo sabĂĄtico na montanha. “Tudo tem feito mais sentido agora na minha vida. Todas as situaçÔes que se apresentam, tudo que eu ouço e falo tem um outro tom. Estou tentando manter a prĂĄtica e trabalhar os aspectos que vi dentro das vivĂȘncias”, descreveu.

Joseph Le Page, estudioso e criador da yoga integrativa, com base no Hatha Yoga, tem a proposta de promover o bem-estar em todas as facetas que compÔem a vida do ser, criando um alicerce que gradualmente restabelece o realinhamento consigo mesmo e com o mundo de relaçÔes que o cerca.

Outros e a sociedade patriarcal

Ana Beatriz Passos, 53 anos, enfermeira de Minas Gerais, tirou fĂ©rias e partiu sozinha em busca da sua felicidade. “Essa procura Ă© importante para mim. Tive uma vida inteira valorizando os outros. Chegou o momento de me valorizar e buscar a minha felicidade” afirmou.

Participou de dois cursos em Garopaba entre suas indagaçÔes o seu eu interior floresceu mais forte. “Como estou me comportando dentro do universo, do meu espaço social e comigo mesmo?” Na contramĂŁo da sociedade atual, Ana nĂŁo tem filhos. “Sociedade patriarcal tida a regra atravĂ©s dos filhos, meus projetos sĂŁo meus filhos”.

Numa Ășnica frase ela definiu seus dias de estar com ela mesma. “Minha felicidade estĂĄ dentro de mim. Se estou feliz, eu convivo feliz”.

 

Colaboração: Tais Sutero

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar