O primeiro dia de atividades na Colônia de Férias organizada pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), no Centro de Educação Infantil (CEI) Afasc Professor Lapagesse, foi marcado por brincadeiras, práticas pedagógicas, artísticas e culturais. Ao todo 230 crianças cadastradas durante o ano letivo de 2017 compareceram na unidade escolar.
Das 6h30min às 18h30min, os alunos participaram de atividades com música, brinquedos, contação de histórias, entre outros exercícios. “O dia foi perfeito. Estávamos apreensivos, mas as crianças se adaptaram tranquilamente e todas as atividades estabelecidas foram colocadas em prática”, ressalta a presidente de honra da Afasc, Adriana Salvaro.
Mãe de João Francisco, de 3 anos, a autônoma Maria Cristina acredita que a Colônia de Férias contribui para o desenvolvimento infantil. “Notei que o João sentia a necessidade de brincar e ter um convívio com outras crianças. E a Colônia de Férias proporciona essa convivência”, afirma.
A vice-presidente de honra da Afasc, Robinalva Ferreira, acompanhou o primeiro dia de atividades no CEI Professor Lapagesse. “Aqui, além da realização de atividades lúdico-educativas, as crianças recebem cinco refeições diárias e são acompanhadas por profissionais capacitados. Dessa forma, auxiliamos os pais que trabalham com atividades para seus filhos durante o recesso escolar”, comenta.
A iniciativa segue até o dia 2 de fevereiro e atende estudantes de 32 CEIs da Afasc, além de alunos de Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) da Prefeitura de Criciúma.
“As crianças foram divididas por grupos e a cada semana teremos um tema para trabalhar com elas. Preparamos 22 salas para atendê-las”, destaca a coordenadora do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc, Andreza Dagostim Silva.