Com muito gingado e uma coordenação motora de provocar inveja, 46 crianças e adolescentes participaram do Projeto Breaking em Forquilhinha. O estilo de dança resgata os valores culturais e ainda contribui na postura comportamental e o direcionamento social. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Os participantes tiveram aulas sobre os fundamentos e praticaram a dança durante os três meses de atividades. “Trabalhar com essas crianças foi espetacular para mim. Cada uma tem sua personalidade e dúvidas sobre o mundo, fazer parte de seu processo de descobrimento é muita responsabilidade. Acredito que contribui no processo de transformação social de cada um”, aposta o professor Pablo Rocha Vieira.
Superando os desafios
Para a secretária de Assistência Social, Nadir Kulkamp Tibes da Silva, o projeto contribuiu no desenvolvimento pessoal e integral de cada criança e adolescente ajudando-as a superar desafios. “As crianças demonstraram sentimento de grupo e desenvolveram laços de amizades entre si. Além do mais, as famílias também se aproximaram, evidenciando alguma união entre a própria comunidade envolvida. O sucesso foi tanto que vamos dar continuidade ao projeto no segundo semestre”, relata.
Os ensinamentos repassados as crianças incluem os fundamentos do breaking, noções de expressão corporal, originalidade, musicalidade, montagem de coreografias, avaliações, confecção de movimentos de dança, noções de “Power Move”, exercício de batalhas de dança individuais e em grupo. No encerramento do projeto foi realizada a entrega de brindes arrecadados pelo professor do projeto e uma das coordenadoras do Sesc, e de medalhas simbólicas.