Com o objetivo de promover a acessibilidade de pessoas especiais ou com mobilidade reduzida, o Governo de Içara, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, realizaram a colocação de um sistema de botoeiras sonoras que foi implantado nas principais vias do centro do município.
Para a compra dos materiais, foram investidos aproximadamente R$ 104 mil. De acordo com o secretário Arnaldo Lodetti Júnior, a intenção é facilitar a mobilidade urbana. “As pessoas terão até 15 segundos para atravessar a via após o botão ser acionado, proporcionando mais segurança a todos os pedestres”, comentou.
Essas adequações também fazem parte da NBR 9050, que é uma norma criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que define aspectos de acessibilidade que devem ser observadas nas construções urbanas, e também da lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
Além das botoeiras, a próxima etapa será a correção das calçadas, garantindo uma acessibilidade ainda maior para os pedestres. Estas estão previstas nos projetos de revitalização da área central de Içara e serão concluídas ainda neste ano.
Você também pode gostar