Notícias de Criciúma e Região

Bombeiros reforçam ações de resposta às chuvas com equipes de Força-Tarefa

A corporação já realizou cerca de 80 atendimentos em 47 municípios, envolvendo 180 bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) acionou nesta sexta-feira, dia 3, as equipes de Força-Tarefa para respostas e atuação de resgate às vítimas das fortes chuvas que atingem o Sul do país durante esta semana. Conforme as previsões e alertas emitidos pela Defesa Civil, diversos municípios ficaram em alerta. Até o momento, a corporação já realizou 79 atendimentos em 47 municípios, com 180 bombeiros e o uso de mais de 60 viaturas.

As equipes de força-tarefa estão atuando na região de Piratuba e Capinzal. São elas a FT-11 de Joaçaba, FT-12 de São Miguel do Oeste e a FT-14 de Xanxerê. Além delas, as FTs de Curitibanos, Rio do Sul, Lages, Canoinhas e Chapecó estão sobreaviso caso haja necessidade de acionamento.

“Seguimos firmes e vigilantes no compromisso de garantir a segurança dos catarinenses, reforçando o efetivo para ampliar a resposta às necessidades”, afirma o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves. “Neste momento pedimos que a população fique atenta aos alertas, busque informações nos canais oficiais do governo e respeitem as orientações de não atravessar áreas alagadas”, reforçou.

O que são as FTs?

As Forças-Tarefa, ou FT, do Corpo de Bombeiros, é a reunião de uma equipe de bombeiros militares com habilidades técnicas específicas e que são devidamente selecionados. Esta equipe tem uma rápida capacidade de mobilização e deslocamento. Além disso, os profissionais são treinados para respostas de busca e resgate em desastres ou calamidades públicas.

A criação da FT teve a finalidade de potencializar as ações de resposta. Atualmente, cada um dos 15 batalhões possuem esquipes de FT, com bombeiros militares especializados e aparelhados para trabalhar em situações de desastres naturais e ocorrências de grande magnitude com autonomia.

Idoso preso no carro resgatado de rio

Desde a tarde de quinta-feira, dia 2, equipes atuaram nas buscas por um homem de 61 anos que estava dentro de um carro que foi arrastando em um rio, em Ipira. Por volta das 7h30 desta sexta-feira, dia 3, o veículo foi localizado, retirado do local e a vítima foi encontrada dentro do carro, preso às ferragens. As equipes deslocaram a vítima e acionaram as polícias Militar e Científica para realização dos procedimentos necessários.

Bombeiros de SC já resgataram mais de 300 pessoas ilhadas pela chuva no RS; veja imagens

Você também pode gostar