Bombeiros plantam mais de 130 mudas de árvore como compensação ambiental
Ação busca compensar impacto causado pelo consumo de combustível durante a Operação Veraneio no Extremo Sul Catarinense
Nessa quinta-feira, dia 9, os agentes do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) realizaram o plantio de mais de 130 mudas de árvores em diversas cidades do Sul de Santa Catarina. A iniciativa ambiental visa compensar o impacto causado pelo consumo de combustível durante a realização da Operação Veraneio no Extremo Sul Catarinense, que abrange o atendimento de cinco praias: Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres.
Ao longo de mais de quatro meses de atividade intensa, foram consumidos aproximadamente 1,6 mil litros de gasolina e 4,8 mil litros de diesel pelas equipes envolvidas. Convertendo essa quantidade de combustível para a emissão de carbono no meio ambiente, os cálculos apontaram a necessidade de plantar 135 árvores para compensar esse impacto ambiental. As mudas foram plantadas em nove cidades: Criciúma, Içara, Morro da Fumaça, Urussanga, Forquilhinha, Araranguá, Sombrio, Turvo e Passo de Torres.
O subcomandante do 4º BBM, major Renan Fernandes, destacou a importância da realização de atividades como essa, ressaltando o compromisso da corporação com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável da região. “A ação de plantio de mudas de árvores, realizada com o apoio e engajamento dos bombeiros militares, visa não apenas neutralizar as emissões de carbono, mas também contribuir para a preservação e restauração da biodiversidade local”.
A iniciativa do 4º BBM contou com o apoio da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), através do horto florestal, com a doação das mudas de árvores, da Diretoria do Meio Ambiente de Criciúma (Dmacri) e prefeituras das cidades participantes com a indicação dos locais mais necessitados para o plantio.