Bombeiros divulgam causa de incêndio que atingiu indústria química em Criciúma
Para o combate ao fogo foram deslocados mais de 35 bombeiros da região
O vazamento do material tolueno (substância aromática, incolor e volátil, largamente utilizada como solvente em tintas, colas, detergentes, medicamentos e combustíveis), durante o transbordo de um recipiente para outro seguido de um faiscamento foi a causa do incêndio que atingiu uma área de 200m² de uma indústria química, no início da tarde de ontem (17), no bairro Próspera em Criciúma.
A informação é do Chefe do Serviço de Segurança Contra Incêndio em Criciúma e perito de incêndio, tenente do Corpo de Bombeiros, Eduardo Henrique Ribeiro.
Vídeo:
O local foi totalmente consumido pelas chamas. Conforme os bombeiros, o material químico pertencente à empresa Tolueno acetato de etila, acetona vertical, metil–etil–cetona e acetato de vinila e avançou pelo sistema pluvial/esgoto da área atingida, com isso foi realizada a evacuação do perímetro de 500 metros, distância necessária para garantir a segurança da população e o término dos trabalhos. Para conter o avanço do material incandescente na rede pluvial, os bombeiros utilizaram Líquido Gerador de Espuma (LGE ) na canalização.
Ao todo a operação contou com mais de 40 bombeiros, seis caminhões de combate incêndio, duas ambulâncias e três caminhonetes 4×4 para apoio logístico na operação. Foram gastos aproximadamente 130 mil de água, 500 litros de LGE (Líquido gerador de espuma).
A operação se estendeu até às 19h30, onde foram verificadas as edificações da circunscrição, com aparelho de detecção de gases, para garantir a segurança e circulação do perímetro.
Vídeo: