Notícias de Criciúma e Região

Bombeiros atuam com reforço do helicóptero Arcanjo em cidade com 60 desabrigados no Sul

Praia Grande foi a cidade mais afetada pelas fortes chuvas ocasionadas pela passagem de um ciclone extratropical no Sul catarinense

A Força-Tarefa do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Criciúma, segue atuando no atendimento aos desabrigados e desalojados devido a enchente ocorrido em Praia Grande no Extremo Sul. Estão no local dez bombeiros militares e quatro viaturas. Bombeiros de Criciúma, Aranguá, Passo de Torres e Forquilhinha. Na manhã desta sexta-feira, dia 16, a equipe ganhou o reforço do Batalhão de Operações Aéreas, que virá para o Sul de SC com o helicóptero Arcanjo.

O comandante do 4ºBBM, Henrique Piovesan, explica a atuação dos Bombeiros: 

De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, até o momento, 60 pessoas seguem desabrigadas e alojadas no ginásio municipal Jairo Reis da Silva. Ainda não há um levantamento de quantos ficaram desalojados, ou seja, que foram para casa de parentes ou amigos. Por volta das 19h de quinta-feira, dia 15, as fortes chuvas começaram a afetar a cidade deixando diversos bairros inacessíveis devido aos alagamentos. Já na manhã desta sexta-feira, dia 16, todos os bairros possuem acessos, mas diversas estradas estão danificadas.

Reunião na Prefeitura de Praia Grande foi realizada na manhã desta sexta – Foto: Divulgação/Prefeitura Praia Grande

 

Além disso, as redes de abastecimento de água foram afetadas. “O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) Água dos Canyons comunica que a rede adutora de abastecimento foi afetada em vários pontos e, por enquanto, não há previsão de restabelecimento do fornecimento de água. No entanto, equipes estão trabalhando intensamente para recuperar o fornecimento de água na cidade, com foco na recuperação dos bairros afetados. Ressaltamos que a Ponte do Alvorada e a Ponte do Corujão também foram danificadas”, informa o Samae em comunicado.

 

Uma força-tarefa entre as secretarias da Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiroas atuam na prestação de assistência às famílias afetadas. As aulas na rede municipal foram suspensas na segunda-feira, dia 19, e terça-feira, dia 20, para que sejam recuperados os estragos.  “Os servidores públicos municipais estarão trabalhando durante o final de semana para acelerar a recuperação da cidade e atender às necessidades das famílias afetadas.Estamos empenhados em enfrentar essa situação desafiadora, prestando todo o suporte necessário às famílias afetadas. Manteremos a população informada sobre as ações em andamento e quaisquer atualizações relevantes. Pedimos a colaboração, compreensão e solidariedade de todos neste momento difícil”, diz em nota a Prefeitura.

Leia Mais

Número de desabrigados chega a 60 pessoas em município do Extremo Sul

Ciclone começa a se afastar e ventos podem chegar a 80km/h; veja a previsão do tempo

Praia Grande registra 20 desalojados

Chuva persistente cancela aulas e funcionamento de balsa

Deslizamento interdita Serra do Faxinal

 

Você também pode gostar