Notícias de Criciúma e Região

Bombeiros atenderam 896 ocorrências no Litoral Sul neste verão, 28% menos do que na temporada anterior

Operação Veraneio chegou ao fim no último domingo, dia 6

 

Uma redução de 28% foi registrada no número de ocorrências atendidas pelo 4°Batalhão de Bombeiros Militar no Litoral Sul neste verão. Ao todo foram 896, enquanto a temporada anterior teve 3.149 atendimentos. A área monitorada pelo Batalhão vai do Balneário Rincão até a divisa com o Rio Grande do Sul. A Operação Veraneio 2021-2022 chegou ao fim no último domingo, dia 6.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Somando ao número de ocorrências, foram 417.648 ações de prevenção a afogamentos, contribuindo para a diminuição das ocorrências de afogamento ou de arrastamento, que é quando a pessoa é arrastada pela água do mar. “O guarda-vidas tem a atribuição de atuar na prevenção, e nossos números mostram que esse serviço foi bem feito, já que os números de arrastamentos e demais salvamentos foram bem reduzidos em relação à temporada anterior. Não há mérito nenhum ao guarda vidas realizar um salvamento que poderia ter sido evitado. O nosso objetivo é de manter o número de mortes por afogamento em 0 em áreas guarnecidas, como tem sido feito nos últimos 8 anos”, afirmou o coordenador da Operação Veraneio, Major Henrique Piozevam.

Durante este verão, também foram promovidos projetos sociais de prevenção. Ao todo, 1.099 crianças foram formadas pelo Projeto Golfinho, que ensina às crianças sobre educação ambiental e segurança em ambientes aquáticos, 

Ainda, 131 pessoas foram atendidas pelo projeto Praia Acessível, que oferece um banho de mar seguro às pessoas com dificuldade de locomoção e/ou necessidades especiais. “Podemos destacar nossos projetos sociais, principalmente o projeto Praia Acessível, para o qual incrementamos ainda mais cadeiras anfíbias, para serem utilizadas em todo o nosso litoral, aumentando, assim, a procura pelo projeto”, ressaltou o Major. 

O atendimento pelo Praia Acessível aumentou 437% em relação ao ano passado.

 

Com informações da Comunicação social do 4°Batalhão de Bombeiros Militar 

Você também pode gostar