Notícias de Criciúma e Região

Bombeiros alertam: “Água no umbigo sinal de perigo”

Projeto Golfinho reúne crianças na manhã deste sábado em Balneário Rincão

O sábado típico de verão em Balneário Rincão, com um sol brilhante, serviu de palco para reunir 30 crianças em torno do Projeto Golfinho. O ponto de encontro foi o Posto 5 (Posto Central), onde antes de começar as atividades, todos receberam um boné e a camiseta do projeto.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A proposta é do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e visa promover ações de conscientização sobre o comportamento dos pequenos em ambientes aquáticos. Conforme o comandante da 2ª Companhia de Içara, capitão, Renan Silvério da Rosa Fernandes, o principal objetivo  é de trabalhar em torno dos riscos de afogamentos com crianças, segundo ele, a principal causa de mortes. “O foco do Corpo de Bombeiros é prevenir, e fazer com que  as crianças se tornem adultos conscientes”, aposta.

A aula comandada pelos instrutores e guarda-vidas, Vitor da Silva Dal Pont e Eduardo NesKovek, com o auxílio dos guarda-vidas, Patrick De Farias e Juliana Demos, proporcionou instruções de prevenção sobre os perigos do mar, informações sobre a atuação dos guarda-vidas, atividades educativas sobre cidadania e meio ambiente. Além disso, houve uma simulação de um afogamento acompanhada sob os olhares atentos dos pequenos.

“Após fazerem parte do projeto as crianças também repassam o conhecimento aos familiares e amigos, o que gera uma cultura de prevenção na comunidade”, destaca Dal Pont. Ainda segundo ele, foi aplicado um resumo do projeto, que geralmente dura em torno de cinco dias. “Hoje foi uma grande oportunidade de aprendizado”, considera.

A veranista Janaina Soares Ignácio Xavier, levou os filhos Pedro Henrique, três anos e Beatriz, nove anos, para o projeto. “É uma atividade importante para educá-los desde cedo sobre os perigos do mar, para eles estarem mais seguros”, disse ela. Acompanhada do filho Enzo, de quatro anos, a veranista, Cyndi Morona do Livramento, considera a atividade bacana. “Para nós pais é bom, pois reeduca. A gente falando é uma coisa, mas sendo os Bombeiros, impõe mais respeito. Ele acordou cedo para vir para cá”, contou entre sorrisos.

Natan Prêmoli Fortunato de nove anos, contou que aprendeu muita coisa legal, principalmente sobre as bandeiras e destacou o lema: “Água no umbigo sinal de perigo”.

Ao final houve a entrega dos certificados. Interessados em saber mais sobre o projeto e os dias nas praias da região pode acessar o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina ou se informar nos postos de Guarda- Vidas.

Sobre o Projeto Golfinho

O Projeto Golfinho é um programa de atividades educativas, desenvolvido há mais de 20 anos, pelo CBMSC durante toda a temporada de verão. O principal objetivo é a prevenção aos afogamentos. Todos os anos, a instituição oferece o treinamento gratuitamente à população catarinense.

Vídeo:

 

 

Você também pode gostar