Notícias de Criciúma e Região

Bolsistas da Unesc e da Unibave compartilham de forma online seus projetos

Ideias originais, inovadoras e referenciadas socialmente marcaram o 10º Seminário Regional do Proesd (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional). Este foi o último encontro de 2020, e os mais de 250 bolsistas da Unesc e da Unibave compartilharam, de forma online, seus projetos com o tema “Planejamento Integrado das Áreas de Conhecimento para o Novo Ensino Médio”.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Em um ano repleto de desafios, diante da pandemia, os acadêmicos das duas instituições avançaram na formação universitária, também construindo soluções para qualificar o ensino de base. O Programa concede bolsas para estudantes matriculados em cursos de Licenciatura. Como retorno, os bolsistas se dedicam a qualificar ou solucionar uma demanda social, enquanto cumprem as horas obrigatórias e tem contato com a iniciação científica.

 Para a coordenadora do Proesd na Unesc, Bruna Carolini de Bona, os alunos evidenciaram a qualidade humana e pedagógica do Programa. “Num conjunto de experiências, os acadêmicos puderam partilhar o acúmulo de estudos e reflexões desenvolvidos no ano de 2020 a partir de três grandes áreas de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Qualidade acadêmica e pedagógica marcaram as apresentações. ”, destacou.

 A socialização dos trabalhos foi transmitida pela Unesc TV, com participação de representantes das CREs (Coordenadorias Regionais de Educação) de Araranguá e Criciúma, professores e gestores da rede pública de ensino, além de coordenadores e docentes dos cursos de Licenciatura da Unesc e Unibave.

 Além de Bruna, durante o semestre os bolsistas foram orientados pela professora do Programa na Unesc, Eloir Fátima Mondardo Cardoso, e pela coordenadora da iniciativa na Unibave, Luiza Liene Bressan.

 Tradicionalmente, há um evento estadual para a socialização dos projetos no início do ano. Por conta da pandemia, a expectativa é que o Seminário venha a ser realizado online em fevereiro. “Agradecemos imensamente o apoio e recursos da Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina. Torcemos para que possamos dar continuidade nesse importante Programa no ano de 2021. Estendemos a nossa gratidão àqueles que contribuem significativamente para que o Proesde se mantenha vivo e se fortaleça a cada novo ano”, completou a coordenadora.

Você também pode gostar