Black Friday: nada de improviso!
Franciele Fernandes destaca o e-commerce em sua coluna; Confira!
A Black Friday não é mais lugar para amadorismo, é o principal momento do varejo para adquirir novos clientes, e para muitos, o trimestre para a maior receita do ano, por isso, você deve oferecer uma experiência de compra impecável.
Descrevi três pilares para te ajudar a mostrar ao seu cliente que você, realmente, se preparou para oferecer o melhor a ele
O básico bem-feito.
Uma pesquisa da Opinion Box sobre as Intenções de Compra na Black Friday de 2024* apontou o que chama a atenção dos clientes para fechar a compra neste período:
51,8% lojas que me oferecem os melhores preços
37,5% lojas que oferecem o frete mais baixo
33,5% lojas que já conheço e tenho um histórico de compra
32,9% lojas que oferecem cupons e cashback
29,7% lojas com as melhores avaliações e recomendações de outros clientes
26% lojas com as melhores formas de pagamento
24% lojas que oferecem o melhor tempo de entrega
*Dados referentes aos 89,3% dos consumidores que têm intenção ou estão em dúvida se vão comprar na Black Friday.
Diante deste estudo o óbvio fica ainda mais claro, mas ele precisa ser aplicado em sua loja e ofertas e, principalmente, comunicado com clareza para o seu cliente. Comunique claramente: suas categorias ou produtos com melhores preços neste período, sua política de fretes por região, por mínimo de compra e de frete fixo, ofereça cupons de primeira compra e cashback para voltar em dezembro, ofereça cupons progressivos para aumentar seu ticket médio, tenha avaliações dos produtos, ao menos nos produtos curva A, e ofereça prazos de entrega competitivos. E sim, tudo isso é o BÁSICO bem-feito.
Site preparado e jornada fluida.
Não desperdice o dinheiro que você investe em tráfego pago, seja em Google, Meta e outros, faça esse investimento valer a pena garantido que seu site esteja preparado para:
- suportar o aumento de tráfego que ocorre nesse período;
- ter uma jornada fluida com conexões entre home, catálogos, filtros, páginas de produto, carrinho e check out, utilize smart checkout sempre que possível na plataforma que você usa e garanta que os e-mails transacionais e de recuperação de senha estejam funcionando corretamente;
- usar mecanismos para conseguir o contato do possível cliente no momento que ele visita seu site, use pop-up comunicando desconto ou brinde de primeira compra, conforme o exemplo abaixo no site da Saint Germain, marca de relógios.
Esteja presente onde o cliente está.
Mais uma vez a pesquisa da Opinion Box traz dicas para quem tem dúvidas do que realmente funciona na parte de comunicação com o cliente.
Como podemos ver, o e-mail (40,4%), os anúncios nas redes sociais (39,7%), o WhatsApp (30,1%), os anúncios no Google (21,7%), os banners no site (15,6%), os pop-ups no site (10,8%) e o SMS (8,4%) são as comunicações que mais geram interação com o cliente.
Diante disso, minha pergunta para você é: qual delas você está fazendo?
Seu cliente precisa te ver como uma marca coerente, ver a mesma comunicação em todos os canais gera credibilidade. A leitura que ele tem é de uma empresa que se preparou para aquela campanha, se empenhou para preparar ótimas ofertas e, também, com comunicações eficazes que chegassem a ele de alguma maneira.
Além desses canais incluiria também:
- a rede social orgânica: não esqueça que você precisa estar presente na sua rede social de forma orgânica, com uma linha editorial que abrange publicações no feed e stories. Essa presença constante também gera credibilidade e confiança, pois o cliente virá até você das formas citadas acima e conseguirá acompanhar o seu trabalho orgânico, além de engajar a base que já te acompanha;
- a omnicanalidade: muito se fala e pouco se faz! Aqui não é apenas ter ativado o “compre no site e retire na loja” ou vice-versa, além de outras funcionalidades de tecnologia. Mas sim de envolver o varejo físico na ação, ambos os canais precisam ter ações alinhadas, as vendedoras de loja física precisam estar envolvidas nas ações do site, com cupons de desconto exclusivos e comissões pelas vendas, entre outras ações. Entenda que os canais de venda se complementam, e não se canibalizam, pois clientes híbridos costumam comprar com mais frequência e com maior ticket médio.
Esteja presente na Black Friday e prove que você não é AMADOR!
Mas mostre que você se PREPAROU!
Ótima$ venda$!
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