Biden diz que EUA acreditam que Putin decidiu invadir a Ucrânia
Segundo o presidente americano, o ataque pode acontecer nos próximos dias
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta sexta-feira, dia 18, estar “convencido” de que o presidente russo, Vladimir Putin, decidiu invadir a Ucrânia. Segundo o presidente americano, o ataque pode acontecer nos próximos dias.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Durante o pronunciamento feito na Casa Branca, Biden explicou que o exército russo “atualmente têm a Ucrânia cercada” e que Washington acredita que Moscou terá como alvo a capital da Ucrânia, Kiev.
“Temos motivos para acreditar que as forças russas estão planejando e pretendem atacar a Ucrânia na próxima semana, nos próximos dias. Não se engane, se a Rússia seguir seus planos, será responsável por uma guerra de escolha catastrófica e desnecessária”, disse ele a repórteres. “Os EUA e nossos aliados também estão preparados para defender cada centímetro do território da Otan de qualquer ameaça à nossa segurança coletiva”, acrescentou Biden.
Os comentários de Biden ocorrem em meio a crescentes tensões sobre o envio de tropas da Rússia perto da fronteira com a Ucrânia, que há meses estimula alertas de Washington e seus aliados europeus contra uma possível invasão russa.
O Kremlin insiste que não tem planos de invasão, mas Moscou exigiu garantias de segurança do Ocidente para manter a Ucrânia e outras nações ex-soviéticas fora da aliança militar da Otan, não implantar armas na Ucrânia e retirar as forças da Otan da Europa Oriental.
O governo Biden rejeitou sem rodeios as exigências da Rússia e Moscou ameaçou tomar “medidas técnico-militares” não especificadas se o Ocidente continuasse a resistir.
Fonte: Al Jazeera e News Agencies