Banco de Olhos da Região Sul, em Criciúma, recebe primeira doação de córnea

O Banco de Olhos da Região Sul, em Criciúma, anexo ao Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), recebeu na noite de sexta-feira, a primeira córnea doada para transplante. Por volta das 21h a Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes), que faz parte da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu a autorização da família do doador, que faleceu no Hospital São José (HSJ), também em Criciúma.

Depois de tratada, a córnea foi preservada às 23h50min e está condicionada para receber sorologia e contagem de células. Três enfermeiras do HSJ fizeram a entrevista familiar e captação do órgão e um médico oftalmologista avaliou a córnea.

Na quinta-feira, 19, aconteceu na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma a Capacitação sobre Processo de Doação e Transplante de Tecido Ocular, que reuniu enfermeiros, médicos e membros de direção de hospitais da Região.

Até então a recepção de doações no Sul do Estado se restringia principalmente aos hospitais Regional de Araranguá; São José, de Criciúma; e Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão; e as córneas eram levadas para serem tratadas e preservadas em Florianópolis.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.