Notícias de Criciúma e Região

Banco de Dentes Humanos auxilia estudos da Odontologia

Pode parecer estranho, mas Banco de Dentes Humanos existe sim. Como todo órgão humano, os dentes também têm um destino científico correto quando “descartados”. O Banco de Dentes Humanos da Unesc existe desde 2011 e a sua principal função é contribuir para o aprendizado e para o estudo de acadêmicos do curso de Odontologia da Unesc, proporcionando o destino correto de descarte.

O Banco contribui no combate ao comércio ilegal e na infecção cruzada de dentes utilizados na graduação na Universidade. “Nossos alunos de graduação e pós-graduação utilizam dentes legalizados e preparados para manuseio, evitando a infecção cruzada” explica a coordenadora do BDH, Anarela Bernardi Vassen.

Contribuição na graduação

Na profissão, o dentista tem contato direto com os pacientes e para isso, durante o curso, diversas disciplinas realizam o treinamento pré-clínico. “O treinamento pré-clínico é realizado em dentes naturais, nos laboratórios da Unesc, e esta é a melhor forma de reprodução da situação clínica, ao qual os alunos serão expostos nos próximos semestres”, comenta a coordenadora.

Qualquer pessoa ou profissional de odontologia pode doar para o banco de dentes humanos. O dente pode ser decíduo (de leite) ou permanente, seja sadio, cariado, restaurado ou amarelado.

Você também pode gostar