Notícias de Criciúma e Região

Baleia-jubarte é encontrada morta em Laguna

O animal pesa 8 toneladas e mede mais de sete metros de comprimento

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta nessa sexta-feira, dia 23, na região do Farol de Santa Marta, em Laguna. O animal, da espécie Megaptera novaeangliae, é um macho, com mais de sete metros de comprimento e pesa oito toneladas. Ele já encalhou sem vida, em avançado estado de decomposição.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Por esse motivo, a definição da causa da morte fica prejudicada. Porém, a avaliação preliminar identificou uma fratura no crânio. Mesmo assim, seguindo o Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca foram coletadas amostras biológicas para análise.

“Após as coletas é necessário a destinação adequada da carcaça. Segundo o protocolo sugere-se o enterro na praia em local isolado, de preferência próximo as dunas móveis, na base da estrutura”, informou o Coordenador Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc, Dr Pedro Volkmer de Castilho .

A retirada do animal e enterro feito pela equipe da unidade precisou de autorização ambiental da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) para destinação adequada da carcaça.

A autorização do órgão ambiental municipal também é necessária por ocorrer numa Área de Preservação Permanente (APP), tendo como condicionante a apresentação de um relatório comprovando a destinação final da carcaça, no prazo de 30 dias.

A ação foi coordenada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Laguna, através do Laboratório de Zoologia, com apoio do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), Flama, Secretaria de Obras e Secretaria Estadual de Infraestrutura.

Você também pode gostar