Balanço de atividades da Unesc é apresentado à Acic

A diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebeu, na noite dessa segunda-feira (24), a reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Ceretta, e o vice-reitor, Daniel Preve, além da equipe de pró-reitores e diretores.

A reitoria da universidade apresentou o balanço de atividades e a prestação de contas dos dois anos à frente da instituição. Conforme Luciane, o trabalho tem sido focado na sustentabilidade institucional da Unesc. “Temos trabalhado pela sustentabilidade institucional e financeira, e nas relações que se colocam. Somos um palco diverso, diferente de outras instituições no nosso entorno, a Unesc congrega multiplicidade de ideologias e posicionamentos, além de fazer a gestão da estrutura, precisamos fazer a gestão desses movimentos todos”, destaca.

A reitoria ressaltou ainda alguns números da universidade. De 1.461 mil colaboradores, em 2017, a universidade passou para atuais 1.207 colaboradores. Destes, 670 são professores e 537 são colaboradores.

“A reforma administrativa que fizemos, por conta do foco na sustentabilidade financeira da universidade, nos convidou a tomar algumas decisões que envolveram a readequação do quadro de trabalhadores, que resultou nesses números atuais”, reforça a reitora da Unesc, observando ainda que o número de acadêmicos, hoje de 13 mil estudantes, não cresceu, de acordo, com a densidade administrativa, esta ainda em análise.

Impacto social da Unesc

O impacto social da Unesc também foi destaque na apresentação. Mais de 11 mil estudantes da universidade estão em algum curso de graduação, sendo que 67% deles recebem algum tipo de bolsa financeira, financiamento ou recursos provenientes de estágios.  “Hoje 97% da receita da Unesc é proveniente das mensalidades dos alunos, e apenas 3% são oriundas de recursos públicos. Como somos uma universidade comunitária temos um contingente importantíssimo de bolsas e financiamentos de mensalidades”, ressalta.

Os atendimentos nas Clínicas Integradas, em 2018, fecharam em 145.838 mil. Na Farmácia Escola Solidária, foram distribuídos 30.480 mil medicamentos. Os atendimentos na unidade judiciária fecharam em 5.652, um investimento de R$ 583 mil.  A área de Comunicação e Marketing foi outro destaque da equipe administrativa da Unesc. De todo Sistema Acafe, a universidade registrou um dos menores percentuais em investimentos. O investimento foi de 1,42% sobre a receita total da instituição.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud, pontuou que um dos grandes diferenciais da universidade, é justamente sua ação comunitária. “Legalmente muitos investimentos filantrópicos e comunitários a universidade não precisaria fazer, porém isso nos confere um grande diferencial para a formação do nosso acadêmico”, pontua.

Mudança na grade curricular

O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, explicou ainda aos diretores da Acic, a implantação de uma nova grade curricular por competências. “Como as tecnologias e o mundo digital irão dialogar com as competências socioemocionais desse aluno, é um dos nossos grandes desafios nessa nova proposta. Por isso, várias mudanças estão sendo realizadas. Em 2017, tínhamos uma gestão segmentada e estamos caminhando para uma gestão estratégica e integrada. Nossa matriz era muito engessada e agora trabalhamos para uma matriz curricular flexível onde os alunos poderão escolher trilhas de aprendizagem, ligadas aos problemas reais. As questões do setor produtivo dentro desse novo formato virão para dentro da universidade, e serão estudadas e desenvolvidas”, esclarece.

Planejamento Desenvolvimento Institucional

A Unesc está elaborando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco e dez anos. E o setor produtivo está convidado a debater as questões da universidade. O evento para a comunidade externa acontecerá no próximo dia 17 de julho.

“Parabenizo a universidade por todo o trabalho que está sendo realizado. Somos parceiros e estamos sempre trocando ideias e ações em conjunto. A Unesc está cada vez mais próxima da comunidade, com um trabalho inovador. Acreditamos que a Unesc, juntamente com a Acic, pode fazer muito mais pela sociedade, integrando a relação empresa e academia”, pontua o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.