Notícias de Criciúma e Região

Aventura no Aquatrekking Rio Túnel

Caro leitor, apresento a vocês a nova coluna do Portal Litoral Sul: Sul em Trilhas. Por meio dela, pretendemos compartilhar experiências vividas de aventuras nas trilhas encantadoras na região que o grupo enfrenta em caminhada e aprendizados, escritas por Jú e Jana, as condutoras e organizadoras do grupo. Vamos nos apresentar!

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Júlian Marcelino Araújo

(Jú Sul em Trilhas – a esquerda)

Condutora Ambiental;

Condutora Local do Parque Estadual Reserva do Aguaí – IMA;

Advogada e Doutoranda em Direito;

Vegetariana.

Janaína Marcelino Araújo

(Jana Sul em Trilhas – a direita)

Condutora Ambiental

Condutora Local do Parque Estadual Reserva do Aguaí – IMA;

Guia de Turismo;

Empresária do ramo do turismo há mais de 20 anos;

Vegetariana

 

Prometemos ser interlocutoras de muito ecoturismo regional, aventura, outdoor, caminhadas e boas histórias. A começar pela nossa última aventura em grupo, nos pés da Serra do Corvo Branco o grupo do Sul em Trilhas no dia 06 de março encarou a aventura do Aquatrekking Rio Túnel uma trilha que todo ano tem na nossa programação, já que sempre atrai inúmeros de visitantes e aventureiros na região para desbravar essa natureza.

A trilha fica em uma propriedade privada dentro das “Pousadas da Rio do Túnel” localizada no distrito de Aiurê no município de Grão Pará (SC), sendo propriedade privada se interesse em desbravar, deve-se agendar anteriormente com os proprietários, atualmente as taxas podem variar de R$ 195,00 a R$ 80,00 a depender do número de pessoas que iram encarar a trilha, sendo o maior número menor ficará o valor.

Valores informados na data da trilha, podendo estar sujeitos a mudanças de acordo com as normas da propriedade.

A caminhada começa já em gramado quase sempre molhado e lamacento, em meio a mata atlântica, por isso se recomenda um bota de trilha ou tênis confortável para a caminhada já em uso e devidamente amaciados – que com certeza irão molhar e sujar.

Após essa primeira caminhada, começamos a marcha aquática cruzando entre paredões com mais de 30 metros de altura, águas frias muito gostosas e agradáveis para os dias bem quentes – o que foi justamente o nosso dia – também encarando pedras lisas e subidas íngremes. É uma sensação de estar imerso na natureza vivenciando essa experiência selvagem e desafiadora para os que buscam este contato.

A trilha Aquatrekking do Rio Túnel tem uma beleza única, que notamos ao passar pelas fendas entre os paredões de pedra são rupturas de aproximadamente 1 (um) km de distância que há milênios vem se abrindo e com paredões verdes vivos de até 50m de altura. Essa formação geológica é conhecida como Botucatu, uma rocha sedimentar denominada de Arenito presente na formação da Serra Geral abaixo da formação basáltica, resultado da grande desertificação do ainda continente Gondwana, o deserto Botucatu, semelhante ao deserto do Saara. Esse deserto que há milhões de anos foi comprimido formando a rocha sedimentar que sofre erosão com a água do Rio Túnel e também com o ar.

Sobre a atividade é considerada uma trilha de nível moderado, já que tem uma distância de 4 km e duração aproximada de 3 horas caminhadas por sua maioria dentro de águas. Interessante já ter certo condicionamento físico para poder encará-la, mas ela pode ser sim sua primeira aventura no mundo das trilhas!

O check list do que trazer para trilha tem-se as recomendações dos próprios proprietários:

  • Calçado/bota de trekking ou tênis confortável (com cadarço) para a caminhada já em uso e devidamente amaciados (vai molhar e sujar), não use botas de cano alto estilo agricultor (vai molhar);
  • Roupas confortáveis para caminhada (evite jeans, regata e/ou moletom); Caso usem bermuda levar meia de cano alto;
  • Recomendamos legging e camisetas fechadas para meninas;
  • Muda de roupa extra para troca após a trilha;
  • Calçado extra;
  • Sabonete e shampoo para banho;
  • Toalha de banho;
  • Mochila para carregar pertences pessoais;
  • Bolsa/saco estanque e capinha para guardar eletrônicos;
  • Remédio de uso pessoal, exemplo: asma, alergia, diabete, etc.;
  • Repelente;
  • Protetor solar;
  • 1L de água;
  • Lanches rápidos como sanduíches, banana, maçã, barras de cereal, castanhas,
  • biscoitos, etc.;
  • Espírito de aventura.

Ocorre que para fazer a atividade propriamente recomendamos que apenas tragam a água, no dia em questão, trouxemos uma bolsa impermeável – à prova d’água – para todos do grupo colocaram o seus celulares, já que as passagens pela água podem ir até o colo – a depender da quantidade de água do dia da travessia, assim, sem proteção há grandes chances das águas entrarem em contato com os aparelhos eletrônicos.

Em um dos pontos principais encontramos uma cachoeira de águas profundas, onde podemos nos banhar, brincar, celebrar as belezas dadas a nós e reenergizar com a águas correntes deste local mágico. É incrível poder ter dias abençoados, lugares fantásticos, se desligar das conexões virtuais e nos ligar nas conexões pessoais abertos a conhecer outros trilheiros que estão conosco nessa aventura que sempre vem enriquecendo o eventos com conversas tranquilas, divertidas, risadas e diversão em meio às belezas naturais que os olhos se perdem ao ver essa imensidão.

Você que está lendo também está convidado a fazer parte dessas histórias! Busquem por Sul em Trilhas e veja nossa programação.

Vídeo:

Você também pode gostar